Título: Os pomos da discórdia
Autor: Marqueiro, Paulo
Fonte: O Globo, 18/10/2008, O País, p. 4

Divergências se dão em subsídio do bilhete único, pardais e UPAs.

Gabeira e Paes estão em lados opostos, por exemplo, quando o assunto é o subsídio do bilhete único. O candidato do Partido Verde admite a possibilidade de a prefeitura financiar parte dos custos: "Algum tipo de subsídio haverá", diz; Para Paes, no entanto, o sistema terá de se sustentar sozinho: "Eu não vou subsidiar empresas de ônibus", argumenta.

Os pardais também são motivo de discórdia entre os dois candidatos. Paes propõe que os limites de velocidade em áreas consideradas de risco sejam diferentes à noite e defende ainda que os radares sejam substituídos por lombadas eletrônicas, mais visíveis. Gabeira tem dito que é contra o desligamento dos pardais e que as multas aplicadas à noite e de madrugada devem ser analisadas caso a caso.

Em relação à desordem urbana, também há diferenças entre as duas propostas. Gabeira promete começar o choque de ordem pelos buracos no asfalto e nas calçadas. Eduardo Paes diz que vai criar uma Secretaria da Ordem Urbana para combater pequenos delitos.

Na saúde, uma das principais promessas de Paes é a construção de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) 24 horas e a ampliação do horário de atendimento dos postos de saúde. Gabeira, que tem explorado as declarações do governador Sérgio Cabral - ele se referiu a médicos faltosos como vagabundos - disse que priorizará a sua relação com os médicos: "Existe uma parte abnegada na qual você tem que se apoiar para mudar o sistema".