Título: As semelhanças que não escondem as diferenças entre Gabeira e Paes
Autor: Marqueiro, Paulo
Fonte: O Globo, 18/10/2008, O País, p. 4

Os dois candidatos prometem bilhete único, mas discordam sobre subsídio.

Qual dos dois candidatos promete, se eleito, implantar o bilhete único, acabar com a aprovação automática e licitar linhas de ônibus e vans? Independentemente da resposta, ela está correta. Fernando Gabeira (PV), de 67 anos, e Eduardo Paes (PMDB), de 38, têm lá suas diferenças. Trajetórias distintas, partidos antagônicos, campanhas e programas bem marcados. Mas também guardam semelhanças. Abaixo, alguns pontos que mostram onde eles jogam no mesmo time e onde estão em campos opostos.

BILHETE ÚNICO: Os dois prometem implantar o sistema que permite ao usuário pegar mais de uma condução pagando apenas uma tarifa.

ÔNIBUS: Gabeira e Paes defendem a licitação das cerca de 400 linhas do município e a reorganização do sistema.

VANS: A licitação das linhas e a regulamentação do transporte complementar são promessas tanto de Gabeira quanto de Paes, embora não fique claro como seria a regulamentação.

METRÔ: Os dois candidatos têm dito que pretendem ajudar o estado a implantar a Linha 4, que ligaria a Barra da Tijuca a Botafogo. A obra está orçada em R$1,2 bilhão.

CORREDOR T-5: A ligação entre a Barra e os subúrbios de Madureira e Penha, por meio de ônibus articulados, foi anunciada pelos dois candidatos.

IPTU: Paes e Gabeira se comprometeram, durante o debate no GLOBO, em 9 de outubro, a não aumentar o imposto. A arrecadação seria engordada por meio da ampliação da base de arrecadação.

APROVAÇÃO AUTOMÁTICA: Um dos temas que dominaram a campanha, é reprovada tanto por um quanto por outro.

INFÂNCIA: Os dois candidatos prometem aumentar a rede de creches na cidade.

CLUBES OCIOSOS: Gabeira e Paes disseram durante a campanha que pretendem usar clubes e áreas afins para atividades extracurriculares de alunos da rede municipal.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA: O sistema permite à prefeitura acompanhar on line a emissão de comprovantes que geram arrecadação de ISS. Para os dois candidatos, é uma forma de aumentar a arrecadação sem subir os impostos.

ATERRO DE PACIÊNCIA: Os dois candidatos já se declararam contrários à implantação do lixão na Zona Oeste, visto pelo atual governo como uma das alternativas a Gramacho.

HABITAÇÃO: O aproveitamento de grandes áreas abandonadas ao longo da Avenida Brasil para a construção de unidades habitacionais faz parte das propostas de ambos os candidatos.

SAÚDE DA FAMÍLIA: Eles prometem ampliar o Programa Saúde da Família, que no Rio tem cobertura de apenas 7%.

CIDADE DA MÚSICA: Os dois candidatos criticam a obra - projeto do arquiteto marroquino Christian de Portzamparc - cujos gastos já chegam a R$518 milhões.