Título: Obra inédita de Athos Bulcão sairá do papel
Autor: Toscano, Izabel
Fonte: Correio Braziliense, 12/03/2009, Cidades, p. 34

Calçada idealizada pelo artista, que morreu no ano passado, será feita no Bosque dos Constituintes, atrás da Praça dos Três Poderes.

No projeto, a calçada aparece cercada por ciclovia, praças e árvores

Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press Obra foi reproduzida para exposição no Museu Nacional da república Os desenhos geométricos que colorem o concreto da arquitetura de Brasília não vão mais se restringir à contemplação. Em breve, o brasiliense poderá caminhar sobre eles. Era mesmo nisso que Athos Bulcão acreditava: que sua obra deveria estar aqui, ali, acolá, por onde passam as pessoas da cidade. Pois em breve uma trilha de desenhos vai cruzar o verde da capital federal e chegará ao centro do poder. E por ela, quem se propor, poderá passar. Ainda apenas como obra de arte, a partir de hoje exposta no Museu Nacional da República, a calçada de Athos, obra inédita do artista, vai se tornar real.

De fundo, terá o Congresso Nacional. Como moldura, árvores. A calçada será a principal obra do Bosque dos Constituintes, área verde de mais de 70 mil metros quadrados localizada atrás da Praça dos Três Poderes. Serão 700m de comprimento e 3m de largura de pura arte, rodeados por árvores, esculturas e praças.

O espaço será projetado como se fosse uma folha. A calçada será a nervura central. Tendo como cores básicas o preto, branco e cinza, o espaço será o calçadão dos brasilienses (à la Copacabana). Da calçada vão se desprender passeios, praças e espaços de convivência em meio aos canteiros de árvores. Em paralelo, uma ciclovia. A acessibilidade será a prioridade. Pela obra haverá piso podotátil, para guiar os deficientes visuais.

Ainda não há custos previstos nem projeto definido. A parceria entre a Fundação Athos Bulcão e a Câmara dos Deputados, que adotou o bosque, foi firmada na última segunda-feira. O que se tem é a garantia de que, no início de 2010, o brasiliense poderá caminhar pela calçada e desfrutar de um novo parque. ¿Vamos transformar o bosque em um local para o brasiliense e o turista usufruírem. Queremos unir lazer, cultura e história cívica. Em 2013, quando a Constituição completar 25 anos, queremos entregar para Brasília o primeiro Jardim Histórico do DF ¿, diz um dos gestores do parque, William França.

Conjunto arquitetônico ¿O espaço vai atrair mais movimento e mais vitalidade para esse conjunto arquitetônico da cidade, que é a Esplanada. E ainda preservar e valorizar a coleção de árvores da área¿, acrescentou o arquiteto responsável pelo projeto do Bosque, Valério Augusto Soares de Medeiros, da coordenação de projetos da Câmara dos Deputados

A história da calçada de Athos começou ainda em 2007, quando o artista era vivo (Athos Bulcão morreu em julho do ano passado). A secretária-executiva da fundação, Valéria Cabral, lembra que o governo local os procurou pedindo uma calçada representativa para Brasília. Athos mexeu aqui, mexeu ali e encontrou um painel de azulejos. ¿Ele me disse: `Isso ficaria bonito como calçada¿¿, conta. Pois, mais uma vez, Athos mexeu, remexeu, recompôs formatos e cores. E assim surgiu o projeto da calçada. Desenhos geométricos intercalados de preto, branco e cinza.

Revitalização À época, a obra revitalizaria a Avenida W3. Depois, o Setor Hoteleiro Sul (SHS). ¿Mas não deu. No Setor Hoteleiro, não havia como colocar uma obra geométrica porque o espaço era irregular. Em alguns pontos havia calçada, noutros não¿, explicou Valéria Cabral.

Em novembro do ano passado, outra parte da história se iniciava. A Câmara dos Deputados assumiu a responsabilidade de revitalizar, urbanizar e manter o Bosque dos Constituintes por meio do programa do governo local, o Adote um Parque. O bosque surgiu com o plantio de 20 espécies, feito pelos parlamentares que integraram a Assembleia Nacional Constituinte, encerrada em 1988. ¿Desde que o adotamos, namoramos a calçada¿, brinca William França. No período de seca, a Câmara pretende iniciar as obras de infraestrutura.

O arquiteto já tem uma projeção de como ficará a área. Tem planos. Pequenas praças temáticas serão construídas. A dedicada aos ciclistas será a primeira. Haverá espaços para exposição de obras de arte, esculturas espalhadas pelo gramado e um centro de visitantes com infraestrutura para atender os frequentadores e esportistas.

Tantos planos em meio a 600 árvores. É ali, entre pau-brasil, aroeira, jequitibá, ingá, ipê-amarelo, branco, jambo, jacarandá, que o brasiliense poderá caminhar sobre a criatividade de Athos. ¿É mais um presente do Athos. Em vez de olharmos vamos andar de mãos dadas em cima da obra. Ele ia ficar muito feliz de ver isso¿, disse Valéria Cabral. Até lá, os admiradores e curiosos podem conhecer a réplica da calçada na exposição Athos Bulcão: compositor de espaços, que será aberta ao público hoje no Museu Nacional.

Vá ao museu A Exposição Athos Bulcão: compositor de espaços abre ao público hoje, no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. Fica até 12 de abril, de terça a domingo, das 9h às 18h30.