Título: Pesquisas divergem em Salvador
Autor:
Fonte: O Globo, 18/10/2008, O País, p. 14
SALVADOR. Como no primeiro turno, os institutos de pesquisa não se entendem sobre a eleição de Salvador. Logo depois de a pesquisa do Ibope divulgada anteontem apontar empate em 44% entre João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT), dados do Datafolha divulgados ontem informam que João Henrique lidera com 48%, enquanto Pinheiro tem 41%. Os resultados estão fora da margem de erro, que é de três pontos percentuais.
Apurando-se apenas os votos válidos, o peemedebista aparece com 54%, e o petista com 46%. Votos em branco e nulos somam 8% e os indecisos são 4%. No primeiro turno, João Henrique teve 30,97% dos votos válidos, e Pinheiro, 30,06%.
O Datafolha ouviu 960 eleitores nos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira). O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, considerou que a disputa entre os dois candidatos está muito acirrada, mesmo com uma pequena vantagem para João Henrique.
Segundo o Datafolha, João Henrique se deu melhor com os aliados do segundo turno: 51% dos eleitores de Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM), que ficou com 27% no primeiro turno e agora apóia o peemedebista, deverão votar no prefeito. Já 10% dizem que anularão ou votarão em branco, e 7% não sabem. Entre os eleitores de Antonio Imbassahy (PSDB), que teve 8% na primeira fase, 60% declararam voto em Pinheiro e 30% preferem João Henrique.