Título: A cidade dividida de Paes e Gabeira
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 20/10/2008, O País, p. 3

Enquanto os mais pobres votam no peemedebista, os mais ricos preferem candidato verde.

Os números da intensa disputa do segundo turno do Rio apontam para uma nítida divisão dos votos na cidade por classe social. O candidato do PMDB à prefeitura, Eduardo Paes, consolidou o crescimento entre os eleitores mais pobres e os que disseram ter estudado até o ensino fundamental - perfil associado ao eleitorado do senador Marcelo Crivella (PRB), seu novo aliado. Já Fernando Gabeira (PV) manteve a liderança entre os mais ricos e aumentou a distância de Paes entre os que completaram o ensino superior. Os dados são da pesquisa Datafolha, a segunda sobre o segundo turno no Rio, divulgada na sexta-feira pela TV Globo, que aponta Gabeira com 44% e Paes com 42%.

Na consulta, feita nos dias 16 e 17, com 1.311 entrevistas, Paes aparece com 53% dos votos entre os que dizem receber até dois salários mínimos (R$830). Na pesquisa anterior, feita nos dias 7 e 8, o índice era de 46%. Gabeira, que tinha 34%, agora tem 32%. Entre os que ganham mais de dez salários mínimos (R$4.015), Paes pontua 27%, contra 63% de Gabeira. Na consulta anterior, os índices eram 28% e 62%.

- Está nítido na pesquisa que os eleitorados dos dois têm perfis diferentes. Mas a diferença não se deve apenas ao apoio do Crivella. Está aí a repercussão das declarações de Gabeira sobre o subúrbio - disse o diretor do Datafolha, Mauro Paulino.

Para ele, o uso, pela campanha do PMDB, das declarações do candidato do PV sobre a vereadora Lucinha (PSDB) - que, segundo Gabeira, seria analfabeta política e teria visão "suburbana" - prejudicou o desempenho de Paes entre os mais ricos.

Gabeira ampliou para 45 pontos percentuais a diferença em relação a Paes entre os entrevistados de nível superior (66% contra 21%). Na consulta anterior, os índices eram de 60% a 25%. Já entre os que declararam ter estudado até o nível fundamental, Paes passou de 49% para 55% e Gabeira, de 32% para 30%.

Quem aprova Cesar vota nos dois

Outro recorte da pesquisa permite observar que, entre os que aprovam a gestão do prefeito Cesar Maia (DEM), aliado do candidato do PV, 44% votam em Gabeira, e 46% em Paes. Entre os reprovam Cesar, a divisão é semelhante: 46% a 41%. Entre os que aprovam o governo Luiz Inácio Lula da Silva, aliado de Paes, 41% votariam em Gabeira e 45% no peemedebista. Já entre os que reprovam Lula, 56% escolheram o candidato do PV e 24%, Paes.

Entre os que avaliam positivamente a gestão do governador Sérgio Cabral, aliado de Paes, a vantagem fica com o peemedebista, que tem 56% a 26%. Quem desaprova a gestão do governador prefere Gabeira: 51% a 29%.

Na noite de anteontem, em evento em Campo Grande, na Zona Oeste , aliados de Paes, no microfone, diziam que o peemedebista é o herdeiro dos votos de Crivella. A pesquisa Datafolha mostrou que 49% dos que votaram no senador escolheriam Paes e 27% optariam pelo candidato do PV.

- Vai ser uma disputa voto a voto - diz Paes.

No sábado, Gabeira, na Zona Oeste, afirmou ter votos entre os mais pobres:

- A cidade está dividida e não partida - disse Gabeira, que recebeu cobranças de moradores por suas declarações sobre a vereadora Lucinha (PSDB), ao lado dele na caminhada.

- Você disse que quem morava aqui era povinho. Não gostei - disse Kátia Regina, de 49 anos.

Gabeira não respondeu. O constrangimento foi contido por Lucinha, que disse que o aliado se desculpou.

COLABOROU:Waleska Borges

Acompanhe o dia-a-dia da campanha onde você estiver http://oglobo.mobi/pais/eleicoes2008