Título: Lula diz que é vítima de preconceito e inveja
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 20/10/2008, O País, p. 4

Em comício ao lado do ex-ministro Luiz Marinho, presidente afirma que sua vitória derrotou formadores de opinião.

SÃO BERNARDO. Na última semana de campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais uma vez elegeu a imprensa como alvo em seus discursos. Ontem, pelo segundo dia consecutivo, o presidente fez duras críticas à mídia e disse que é vítima de inveja e preconceito ao participar do comício do ex-ministro Luiz Marinho, candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

No sábado, ao defender a candidata Marta Suplicy (PT), Lula afirmara que ainda criaria o "dia da hipocrisia" e reclamou da diferença de tratamento dispensado pela imprensa em relação aos petistas e ao candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM). Ontem, voltou ao tema:

- Eles não percebem que nós (eleitores) somos inteligentes. Não percebem que não existe mais aquele formador de opinião. Que, algum tempo atrás, um jornalista escrevia um artigo contra alguém e se falava: "bom, ele é formador de opinião e vai fazer a cabeça". Acabou. A minha última vitória, em 2006, foi a derrota dos formadores de opinião pública deste país. Nós estarmos com 80% de aprovação, neste momento, é a derrota da mentira, do preconceito, da inveja, daqueles que ficam torcendo o tempo inteiro para as coisas não darem certo para eles terem razão - disse Lula, em comício que reuniu, segundo organizadores, cerca de 10 mil pessoas.

À vontade em seu reduto eleitoral, o presidente afirmou ser vítima de uma inveja sistemática:

- Todo mundo aqui já teve uma experiência de inveja na vida. É botar uma roupa nova, comprar um carro novo, uma geladeira, que, se tiver uma vizinha invejosa, tem de chamar alguém para benzer a casa porque, se não, a urucubaca acontece na casa da gente. Eu vivo isso sistematicamente - disse.

Nem a chuva fina, o frio e as quase duas horas de atraso do presidente desanimaram os eleitores, que ficaram plantados na praça. O ex-ministro Luiz Marinho, que venceu Morando no primeiro turno, tem 51% das intenções de voto contra 34% do tucano, segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem pelo jornal "Diário do Grande ABC". Entre os votos válidos, a disputa fica 60% a 40%, segundo o jornal.