Título: Ex-guerrilheiro ganha apoio no Clube Militar
Autor: Duarte, Alessandra; Lima, Ludmilla de
Fonte: O Globo, 21/10/2008, O País, p. 5

General admite que encontro é "inusitado"; candidato diz que combate à corrupção une antigos adversários.

Integrante da luta armada contra a ditadura, o candidato do PV, Fernando Gabeira, foi recebido em clima de cordialidade ontem no Clube Militar, no Rio. A "visita histórica", como classificou Gabeira, que nunca havia estado no Clube, teve a presença do presidente da entidade, general Gilberto Figueiredo, e de cerca de dez outros militares, entre eles coronéis da diretoria do Clube, que reúne dez mil militares da reserva no Rio. O general afirmou que "um grande número" de militares, sobretudo do Exército, disse a ele que vai votar no verde, apesar de haver outros que "jamais vão votar, por causa do passado". Ele afirmou que o principal ponto em comum entre os militares e Gabeira é o combate à "imoralidade na política":

- Se houve esse passado em lados opostos, hoje há um ponto de aproximação, a ação política (de Gabeira) de combate à imoralidade pública. Isso agrada muito a grande parte dos militares - disse o general, hoje na reserva e que por volta de 1970, quando Gabeira era perseguido pelos militares, era capitão e servia em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. - Há um simbolismo. É um encontro meio inusitado, um antigo guerrilheiro sendo recebido no Clube Militar.

- Estivemos em lados opostos na Guerra Fria. Mas temos pontos em comum: vontade de resolver as coisas na prática e resistência à corrupção e ao desvio do dinheiro público - completou Gabeira, que já acompanhou o Exército na Amazônia e na Antártica. Ele brincou em relação ao voto do general: - O presidente do Clube Militar disse que não vota em mim de jeito nenhum porque ele é eleitor em Petrópolis.

Na conversa, de cerca de meia hora, o candidato falou sobre a segurança no Rio, onde os militares, disse Gabeira, poderiam cooperar na "coordenação de inteligências". Segundo ele, sua visita foi "uma iniciativa bilateral". O presidente do Clube, no entanto, afirmou que foi um pedido feito pela campanha de Gabeira.

Voluntário do PV foi do Exército

Na visita estavam dois militares amigos de Gabeira, os brigadeiros Chicão Silva Júnior e Allemander Pereira Filho.

- O Allemander é um grande goleiro de water-pólo. O Chicão também joga. Nos conhecemos no water-pólo - disse o candidato, rindo. - Temos tido alguma dificuldade para aceitarem a presença de aviões, helicópteros no nosso trabalho. Mas, como disse no debate (no último domingo), Santos Dumont teve dificuldade muito maior e conseguiu avançar.

Um dos presentes no Clube Militar foi Afonso Arlindo, que foi advogado do Exército por 30 anos e agora é voluntário da campanha de Gabeira:

- Gabeira hoje é uma pessoa tranqüila. Pode estabelecer a harmonia entre os Poderes.

- A presença do Gabeira aqui é fruto do amadurecimento de uma democracia, de pessoas que se desentenderam e que hoje podem conversar. O importante é defendermos o estado de direito, e esse encontro é uma pedrinha a mais nessa construção - acrescentou o general Figueiredo.

Ontem, o dia do candidato do PV começou cedo, numa reunião com o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga. Segundo Gabeira, Armínio poderá presidir um conselho de administração paralelo ao governo, oferecendo uma espécie de consultoria voluntária. Gabeira afirmou que o ex-presidente do Banco Central não poderá assumir cargos em sua gestão, caso seja eleito, por causa de negócios pessoais.

- Vamos criar um conselho de administração, que será consultado de 15 em 15 dias, de mês em mês. Ele (Armínio) certamente vai organizar esse conselho - contou o candidato.

No encontro, no Cosme Velho, foi discutido o impacto da crise internacional no Rio. Segundo o candidato, a construção civil deve ser o setor mais atingido, enquanto o turismo poderá ser beneficiado pela alta do dólar. Hoje Gabeira almoça com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do PT.

No início da tarde, o candidato participou de um encontro em seu escritório, no Jardim Botânico, com representantes de lonas culturais. Ele prometeu um "intercâmbio cultural" de artistas das zonas Norte e Oeste com os da Zona Sul.

Hoje, Gabeira passa a tarde em Antares e Santa Cruz, e dorme numa casa em Bangu. Amanhã, deve ficar parte do dia na Zona Oeste e, na quinta, na Zona Norte. Na sexta, ficará na Zona Sul, e no sábado se dividirá entre as zonas Sul e Norte.

Segundo ele, há oito mil voluntários em sua campanha. Mas a aposta maior está na TV: novos artistas vão aparecer no programa, como os músicos Elymar Santos, MC Marcinho, João Bosco e Teresa Cristina, que gravaram ontem.