Título: A nota fora de Gabeira
Autor: Gueiros, Pedro Motta
Fonte: O Globo, 22/10/2008, O País, p. 3
Sambistas chamam verde de preconceituoso.
As declarações do candidato a prefeito do Rio Fernando Gabeira (PV) sobre a participação de sambistas na propaganda eleitoral do adversário, Eduardo Paes (PMDB), soaram fora do tom. Anteontem, Gabeira afirmou que Paes estaria com ciúmes dele por causa da presença de artistas em sua campanha e que o peemedebista "só conseguiu, em um determinado momento, um conjunto de sambistas que foram atraídos para uma feijoada". Ontem, os músicos reprovaram a atitude do deputado federal do PV.
- Quando a gente quer comer comida, a gente come em casa. Foi apenas uma adesão para a campanha do Paes, que apóia os sambistas. Se o Gabeira fizesse uma feijoada, nós não iríamos. Não é a primeira vez que ele faz uma declaração infeliz - reagiu Dudu Nobre, referindo-se à conversa do deputado ao telefone flagrada por jornalistas em que ele chama a vereadora Lucinha (PSDB) de "analfabeta política" e diz que ela tem uma "visão suburbana" sobre a questão do lixão de Paciência.
Noca da Portela também ficou revoltado com Fernando Gabeira:
- Nunca trocamos a nossa consciência por um prato de feijoada. Esse cidadão (Gabeira) é um brincalhão. Ele é cheio de preconceito. Não está preparado para ser prefeito. Eu fui autor da música "Não me venha com indireta". Eu a cantei na campanha das Diretas Já para um milhão de pessoas na Cinelândia. Quero respeito.
Nelson Sargento foi outro que condenou as declarações de Gabeira:
- O sambista faz parte da cultura desse imenso Brasil, onde o ponto maior é o Rio de Janeiro. O sambista jamais trocará sua arte por um prato de feijão ou outro tipo qualquer de alimentação. Feijoada nas escolas de samba tem cunho de confraternização; o sambista leva o nome da escola com sua presença e diverte seus fãs, adeptos e visitantes ilustres. Aquele que não entende a cultura popular de seu país não pode e não deve criticar o sambista.
Dudu Nobre, Noca da Portela e Nelson Sargento disseram que não receberam cachê para participar do programa de Paes. Na TV, os sambistas aparecem numa roda de samba.
Para Gabeira, o adversário "está buscando preconceitos onde não existe":
- Era um grupo de sambistas, né? E era uma feijoada, não era? Qual o preconceito de dizer que os sambistas se reuniram em torno de uma feijoada para apoiá-lo? Não vejo preconceito nenhum. Ele está buscando preconceito onde não existe. Já não sei mais o que ele vai buscar.
A voz dissonante é da sambista Teresa Cristina, que aparece ao lado da cantora Alcione no programa eleitoral de Gabeira:
- Paes colocou duas vezes, no programa dele de TV, a matéria de um jornal e eu não gostei. Usaram minha imagem sem minha permissão, favorecendo um candidato no qual eu nem vou votar. Por isso, decidi gravar para o programa do Gabeira.
COLABOROU: Ludmilla de Lima