Título: Cabral inaugura UPAs e restaurante popular
Autor: Merola, Ediane; Duran, Sergio
Fonte: O Globo, 22/10/2008, O País, p. 5
Nas cerimônias, governador defende parceria com governo federal e diz que inaugurações agora são só coincidência.
Na última semana da campanha eleitoral, o governador Sérgio Cabral deu início a uma série de inaugurações, que incluem a abertura de três novas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), hoje uma das principais promessas do candidato de seu partido à prefeitura, Eduardo Paes (PMDB), que diz que vai ampliar a rede. Até domingo, a propaganda das UPAs está proibida pela Justiça Eleitoral, o que não impede as inaugurações nas zonas Oeste e Norte, regiões que concentram a maioria do eleitorado do Rio.
Ontem, Cabral inaugurou a segunda unidade de Campo Grande, um investimento de mais de R$3 milhões, cuja instalação durou 15 dias. Do lado de fora do evento, era forte a movimentação de cabos eleitorais com bandeiras e carros de som da campanha de Paes.
Propaganda está proibida desde setembro
A decisão de setembro do TRE, de proibir a propaganda das UPAs, levou em conta denúncias de vinculação de Paes ao programa do governo do estado. Desde junho, com a inauguração de cinco unidades, o programa das UPAs havia ganhado destaque em propagandas do governo e na campanha do candidato. Só este ano, já foram inauguradas 14 unidades. Em 2007, foram quatro UPAs.
Na agenda do governador para esta semana são priorizadas inaugurações na capital. Hoje, será aberta a UPA de Realengo e, na sexta-feira, a unidade do Engenho Novo.
Mais cedo, Cabral esteve com o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, na inauguração do restaurante popular Josué de Castro, no Méier. Diante de uma fila de pessoas que aguardavam o almoço, Cabral falou da importância da parceria entre os governos federal e estadual para fortalecer e ampliar programas sociais. Alinhados, os dois seguiram o mesmo tom do discurso de campanha de Paes. Ainda hoje, Cabral terá outra agenda em Madureira para inaugurar mais um restaurante popular.
- A partir dessa parceria com o governo Lula foi possível fortalecer e ampliar os programas sociais, pois recursos vieram com maior intensidade, permitindo oferecer café-da-manhã, que é a maior novidade. O programa de segurança alimentar do governo federal tem beneficiado muito o Estado do Rio graças às grandes parcerias - disse Cabral.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, presente aos últimos eventos de campanha de Paes nos fins de semana, também participou da inauguração do restaurante.
Outro tema priorizado por Paes, o combate à dengue, também foi citado por Cabral na inauguração de Campo Grande. Para uma platéia que incluía participantes do Projeto 3ª Idade, vinculado à Secretaria estadual de Esportes e Lazer, Cabral disse que o governo tomou medidas porque a atual prefeitura "não fez o dever de casa":
- Espero que o prefeito que sai em dois meses, com a lição de tantas crises em 12 anos, possa nos ajudar nos últimos meses combatendo a dengue.
O governador disse serem apenas coincidências as inaugurações nesta última semana de campanha:
- O governo está inaugurando obras todos os meses.