Título: Candidato de Aécio e Pimentel vira o jogo em BH
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 23/10/2008, O País, p. 11

No Datafolha, Lacerda abre cinco pontos de vantagem sobre Quintão; no Ibope, ele está um ponto à frente.

BELO HORIZONTE. Numa campanha que já teve três candidatos diferentes liderando a disputa pela prefeitura da capital mineira, o quadro voltou a ter uma reviravolta a três dias da eleição. Pesquisas do Datafolha e do Ibope divulgadas ontem mostram um empate técnico entre os candidatos Márcio Lacerda, do PSB, e Leonardo Quintão, do PMDB. Os dois chegaram embolados no segundo turno, mas, logo na primeira semana, Quintão abriu vantagem de mais de dez pontos em relação a Lacerda. Agora, é Lacerda quem vira o jogo e aparece na frente.

De acordo com pesquisa Ibope realizada entre anteontem e ontem, Lacerda está um ponto à frente de Quintão: 45% a 44% das intenções de voto. Os indecisos somam 5%, e os votos em branco e nulos, 6%. Se computados apenas os votos válidos, Lacerda teria 51% e Quintão, 49%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. O Ibope ouviu 1.204 eleitores. A pesquisa está registrada na 26ª Zona Eleitoral de Belho Horizonte sob o número 79967/2008.

Pelo Datafolha, Lacerda tem 45% e Quintão, 40%

Na pesquisa Datafolha, a vantagem de Lacerda é maior, mas o empate técnico permanece. O candidato do PSB aparece com 45% das intenções de voto, enquanto seu adversário tem 40%. Os indecisos somam 6%, e os votos em branco e nulos, 9%. Computando apenas os votos válidos, Lacerda soma 53% e Quintão, 47%. A pesquisa também foi feita anteontem e ontem e ouviu 1.049 eleitores. Está registrada no TRE-MG com o número 79973/2008. A margem de erro também é de três pontos percentuais.

Lacerda, que tem o apoio do governador tucano Aécio Neves e do atual prefeito, Fernando Pimentel (PT), voltou a crescer, segundo levantamentos das duas campanhas, há mais de uma semana. Para Lacerda, a mudança se deve à agressividade de seu adversário:

- Se ele (Quintão) não caísse na baixaria, atendendo ao conselho de seus aliados, não perderia o capital político que conquistou ao chegar ao segundo turno.

Mas a reviravolta não parece ter surpreendido Quintão:

- O povo é sábio e já comprovou isso no primeiro turno. Provavelmente, acontecerá o mesmo no segundo. O povo não cai mais nessas armadilhas.

Aécio foi cauteloso:

- Claro que as pesquisas animam muito os partidários de Márcio Lacerda, mas é ainda uma eleição indefinida, dura. Temos de trabalhar muito - disse, argumentando que a população percebe a diferença entre as propostas. - De um lado, está um projeto que representa a continuidade de parceria bem-sucedida entre a prefeitura e o governo de estado; do outro, é uma ruptura de tudo isso, e, de alguma forma, o retorno a um passado de Minas.

Enquanto as pesquisas oscilam, o confronto se acirra. Na tentativa de reforçar suas acusações de que Lacerda estaria envolvido com o mensalão, Quintão pôs ontem na sua propaganda na TV imagens de Marcos Valério, operador do mensalão, durante seu depoimento à CPI dos Correios.

Em inserções veiculadas no começo da noite pelo PMDB, Valério, preso sob denúncia de crime fiscal, aparece na CPI dizendo que "não está sozinho no mar de lama". Depois, são reproduzidas imagens de Lacerda negando seu envolvimento com o mensalão. Após um novo corte, Valério aparece dizendo que Lacerda foi o contato para o pagamento de uma dívida da campanha do então candidato do PSB à Presidência, Ciro Gomes.

Lacerda vai à Justiça contra inserções sobre mensalão

A campanha de Lacerda ingressou ontem mesmo com um recurso na Justiça Eleitoral para tentar tirar do ar as inserções. Na madrugada de quarta-feira, foram presos dois cabos eleitorais de Quintão que distribuíam panfletos acusando Lacerda de estar envolvido no mensalão.

- Isso é tática de fascista. É assim que a direita barra-pesada costuma agir, falando mentira. Se vivesse no tempo da ditadura, acho que meu adversário teria vocação para repressor, tal é o ponto de degradação política a que ele chegou - disse Lacerda, após debate com Quintão.

Já Quintão, que teve sua foto ao lado do ex-governador Newton Cardoso exposta nos programas de Lacerda, acusa o adversário de perseguir seus cabos eleitorais. E voltou, no debate, a provocá-lo sobre a possibilidade de ele ainda vir a ser processado no caso do mensalão:

- Olha, a Justiça é quem decide sobre o mensalão. O que se lê sobre as acusações contra o Márcio Lacerda é que ele foi o agente que fez o contato (de Valério com a campanha de Ciro). No tráfico de drogas, tem o avião, que pega a droga de um lado e leva para o outro, pode ser comparado com isso, que fez o contato, que está fazendo o contato do crime.