Título: Lula dá o volante para a aliada Dilma
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 30/10/2008, O País, p. 8
Para Serra, o banco do carona
Flávio Freire
SÃO PAULO. Circulando bem-humorado pelo Salão do Automóvel, em São Paulo, o presidente Lula "dirigiu" vários carros e, em todos que entrava, assumia o volante. Numa dessas vezes, ele saiu do banco do motorista e largou a direção para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que estava ao seu lado, no banco de passageiros.
- Assume aqui (o posto ao volante) - disse Lula para a ministra Dilma.
O governador José Serra (PSDB) estava do lado de fora do carro e olhava atentamente o presidente Lula deixar o volante para Dilma.
Lula chegou a chamar Serra para outro "test drive" de um dos modelos expostos no salão, aberto ontem à noite no Parque do Anhembi, em São Paulo. Mas Serra teve de se contentar em ficar no lado do carona - Lula não passou o volante para o tucano, como fizera com Dilma.
Em outro dos vários veículos "experimentados" pela comitiva, o governador foi para o banco traseiro para dar a Dilma o lugar da frente, ao lado de Lula.
A ministra é cotada para disputar a sucessão presidencial, lançada pelo próprio Lula. Serra trabalha dentro do PSDB para cacifar seu nome como o candidato de oposição em 2010.
Serra e Lula conversaram ao pé do ouvido na festa de abertura do salão, à noite, enquanto recebiam informações sobre os carros expostos. Depois que os dois "experimentaram" um Smart Fortwo (para duas pessoas), fabricado pela Daimler (no Brasil é dona da Daimler-Mercedes-Benz), um dos menores do mundo, Lula brincou:
- Esse é para quem não sabe fazer baliza.
No palanque da festa, organizada pela Anfavea, Lula e Serra sentaram lado a lado. Dilma, que visitou os estandes com os dois antes, havia ido embora. O prefeito Gilberto Kassab (DEM), que derrotou a petista Marta Suplicy na disputa à prefeitura de São Paulo, acompanhava ao lado de Serra o périplo das autoridades. O prefeito não foi convidado por Lula para um "passeio".
Antes de iniciar a visita e conhecer os carros expostos, Lula e a comitiva se reuniram reservadamente com empresários do setor. Foi o primeiro encontro do presidente com Serra após a eleição, e também com Kassab na condição de reeleito.