Título: Pimentel e Lacerda se reúnem com Lula
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 30/10/2008, O País, p. 12

Prefeito petista e sucessor falaram de política e pediram recursos para BH

Chico de Gois

BRASÍLIA. O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), e seu sucessor, Márcio Lacerda (PSB), reuniram-se ontem com o presidente Lula para analisar a eleição na cidade, cercada de polêmica por causa da aliança entre PT e PSDB, e aproveitaram para pedir ajuda para uma das principais promessas de campanha do eleito: a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a ampliação do metrô da cidade. Segundo eles, Lula deu sinal verde.

Mas a maior parte da conversa foi sobre política. Pimentel provocou a ira da direção do PT e desagradou aos ministros mineiros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Luiz Dulci (Secretaria Geral), que não participaram do encontro - o que seria natural. Mesmo em clima de distensão com o PT, Pimentel voltou a defender a aliança e disse que partidos rivais não podem ser inimigos eternos:

- O que defendemos em Belo Horizonte é uma tese política que pode, eventualmente, se transformar numa tese eleitoral. Apenas eventualmente, em determinadas circunstâncias. Em Belo Horizonte isso foi possível. A tese é que os dois grandes partidos, PT e PSDB, devem conversar, tentar ter um diálogo, agendas comuns para o Brasil, e não precisam ser inimigos eternos. Só isso.

- Foi uma conversa na qual o presidente se interessou muito em saber os detalhes da eleição de Belo Horizonte. Conversamos sobre a possibilidade de uma parceria entre município, estado e União para a construção do metrô de Belo Horizonte - contou Lacerda. - O presidente quis conhecer um pouco mais deste embate democrático que houve, e que serviu de lição para todos nós. Foi um processo de amadurecimento não só para nossos partidos, mas também muito útil para a população.

Para Pimentel, a vitória mostra que o PT está unificado e que as divergências, naturais, serão superadas:

- Agora é olhar para a frente, conduzir com maturidade as questões, e com humildade também. Podemos ter cometido erros na condução deste processo, é natural. Errar é humano, mas temos capacidade de superar essas coisas.