Título: Sobre orixás e verdes
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 24/10/2008, O País, p. 3
Picciani mergulha na campanha de Paes; aliados de Gabeira convocam eleitores a usar cor do partido.
A campanha do candidato a prefeito Eduardo Paes (PMDB) ganhou nos últimos dias o reforço do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Picciani (PMDB). Ele é responsável pela nova estratégia desta reta final: até domingo, líderes do PMDB e dos partidos aliados intensificarão a caça aos votos em suas áreas, mesmo sem a presença de Paes. Estão previstas reuniões, panfletagens e até campanha em igrejas e terreiros de candomblé e umbanda. Cada líder - a maioria deputados do PMDB e do PT - convocado por Picciani terá que mobilizar vereadores e candidatos à Câmara derrotados.
- A tática é fazer a campanha sem o candidato - conta o deputado federal Carlos Santana (PT), que ficou com os bairros de Bangu e Padre Miguel na divisão decidida por Picciani.
A secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva (PT), vem trabalhando no Centro e nas favelas da Zona Sul. O deputado estadual Jorge Babu (PT), suspeito de integrar milícias na Zona Oeste, é responsável pela campanha de Paes em Santa Cruz. Um dos coordenadores da campanha de Paes, o ex-deputado Fernando William, ficou com a área da Leopoldina, enquanto a petista Jurema Batista - ex-deputada estadual e que não se elegeu vereadora - e o deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMDB) estão com a Zona Norte.
Além das atividades marcadas pelos políticos, as centrais sindicais que declararam apoio a Paes estão em campanha nas ruas. O deputado federal e pastor Manoel Ferreira, do PTB, já vem trabalhando pelo voto dos evangélicos. A coordenação da campanha do PMDB ainda acionou associações de moradores.
Paralelamente, a militância do PT realiza panfletagens e visitará, até amanhã, eleitores de casa em casa em áreas populares. Picciani foi ontem à noite em reunião com representantes de religiões afro-brasileiras num terreiro de Bonsucesso. O ato, com a presença de Babu, do deputado estadual Gilberto Palmares (PT) e Santana, reuniu cerca de cem pessoas. Foi assinado compromisso com reivindicações, incluindo a cessão de um espaço para discutir as religiões afros. Os religiosos se comprometeram a enviar e-mails pedindo voto para Paes.
- Isso é para mostrar que essas lideranças não estão apoiando Gabeira - disse Santana.
- Essas lideranças são militantes esclarecidos e nós temos tido uma prática de relacionamento franco e aberto dentro da defesa do direito às liberdades a todas as crenças. Da mesma maneira que existe representações no parlamento que defendem os católicos e os evangélicos, tem os que defendem as religiões afros. Eu defendo todas - disse Picciani.
Já na campanha do candidato do PV, Fernando Gabeira, segundo a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), uma das estratégias será espalhar cerca de nove mil voluntários pela cidade. Vão atuar na fiscalização da boca-de-urna. Os eleitores de Gabeira também estão sendo chamados para vestirem roupas verdes no fim de semana. Segundo Andrea, haverá investimento maior em bandeiras e adesivos. Ela disse que a confecção de placas e panfletos (esgotados há dois dias) teria sido proibida por Gabeira, para não sujar a cidade:
- Não temos a máquina nem a infra-estrutura ofensiva como a que o PMDB promete colocar nas ruas, mas apostamos no convencimento do eleitor.
Apesar da informação de que os panfletos se esgotaram, ontem, durante corpo-a-corpo de Gabeira em Bonsucesso, era farto o material de campanha. Eram distribuídos adesivos com um coração e o número do candidato, 43. Um dos dados da pesquisa Datafolha era o desconhecimento do número de Gabeira pelo eleitorado. Segundo a pesquisa, ele teria perdido pontos entre os eleitores mais jovens e com baixa renda. Os voluntários vão continuar enviando mensagens aos eleitores pela internet.
No dia da eleição, partidos que apóiam Paes e Gabeira vão distribuir seus militantes na rua com bandeiras para pedir votos no boca-a-boca. O PCdoB vai mobilizar militantes a favor de Paes. Segundo o presidente municipal do partido, Jorge Barreto, serão distribuídas duas mil bandeiras aos voluntários. Segundo ele, o PCdoB também confeccionou 50 mil folhetos.
- Toda a militância aderiu à campanha do candidato (Paes). Durante toda esta semana estamos participando de eventos com ele.
O vereador Eider Dantas (DEM) promete fazer uma carreata com 200 carros a favor de Gabeira. Disse ter mandado confeccionar 200 bandeiras e adesivos com a foto do candidato.
- Na Zona Oeste, o Gabeira é um popstar. Todo mundo quer beijar e abraçar. O único lugar que ele precisa melhorar mais é em Bangu - afirma Eider.