Título: Rosário apela para Lula e Manuela na reta final
Autor: Lima, Maria; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 24/10/2008, O País, p. 11

Comunista promete aparecer ao lado de petista; Fogaça lidera disputa por 51% a 37%.

PORTO ALEGRE. Quatorze pontos percentuais atrás do adversário na pesquisa Datafolha divulgada quarta-feira à noite, a candidata do PT à prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário, apela nessa reta final para o apoio tardio do presidente Lula e da ex-candidata Manuela D"Ávila (PCdoB) - que promete aparecer amanhã, pela primeira vez, ao lado da petista. Ontem, o PT usou à exaustão a gravação feita pelo presidente.

Integrantes da campanha do candidato à reeleição, o prefeito José Fogaça (PMDB) - que fez ontem à noite seu último comício -, não gostaram, mas ressaltaram que isso não mudará o resultado, já que a petista também já havia abusado das imagens de Lula no primeiro turno.

Pelo Datafolha, Fogaça consolidou sua vantagem: ficou com 58% dos votos válidos, contra 42% de Maria do Rosário. Em relação ao levantamento anterior, ele cresceu de 57% para 58% e a petista caiu, de 43% para 42%. Realizada nos dias 21 e 22, a pesquisa mostra que Fogaça tem 51% das intenções de voto, enquanto Rosário manteve 37%. Na anterior, ele tinha 50%, contra 37% da petista.

Ontem, Lula apareceu no programa de Rosário e nas inserções, enquanto Fogaça esconde o apoio da governadora Yeda Crusius (PSDB).

- Dia 26, faça uma reflexão de quem esteve junto com o governo federal nesse último período. Quem esteve comigo em todo esse período, inclusive nos momentos difíceis, foi uma mulher: Maria do Rosário. Peço a você que, no dia 26, vote em Maria do Rosário prefeita. Vote no 13 - disse Lula, em pouco mais de um minuto de gravação, que ainda mostra uma imagem antiga dele abraçando a candidata.

- O presidente soma, mas ele não faz milagres, não é Deus - admite o senador Paulo Paim (PT-RS), que fez campanha ao lado de Rosário.

Coube a Pedro Simon (PMDB) resumir a reação do PMDB:

- O presidente Lula foi tão pressionado (pelo PT) que tinha que dizer alguma coisa.

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão no site oficial da prefeitura de Porto Alegre e no Diário Oficial da publicação de notícias consideradas publicidade institucional. No final da tarde de ontem, por precaução, a prefeitura retirou o site do ar. O PT acusou a prefeitura de publicar no DO eletrônico e em seu site notícias sobre futuras obras, argumentando que isso beneficiaria Fogaça. O prefeito está licenciado. No seu lugar, está o vice Eliseu Santos.