Título: Fernando Henrique: Lula engana país sobre crise
Autor: Doca, Geralda; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 24/10/2008, Economia, p. 29

PSDB e PPS condenam "equívocos".

BRASÍLIA. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou a forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem conduzindo o país durante a crise financeira internacional. Em entrevista à revista "Época", que sai esta semana, Fernando Henrique disse que Lula engana o país sobre os efeitos da turbulência sobre a economia brasileira:

"O estilo do Lula é enganar: "não vem crise, está tudo bem, vai ser o Natal melhor do mundo". Não acho isso uma coisa boa."

Para o tucano, o discurso otimista de Lula não vai afetar o medo dos consumidores diante da crise:

"Pode injetar o que quiser. O que fala mais alto é o bolso. Ninguém vai expandir consumo nenhum agora, o governo pode dizer o que quiser. O pessoal fica com medo", afirmou o ex-presidente à revista.

Segundo Fernando Henrique, o crescimento da economia deve diminuir de 5% ao ano para cerca de 2,5% em 2009, o que deve provocar uma queda no ritmo de arrecadação e um comprometimento dos gastos públicos no ano que vem.

Em nota divulgada ontem pelo PSDB e PPS sobre a declaração de Lula de que a oposição pratica o "quanto pior melhor", os partidos disseram que "se trata de uma declaração que não se coaduna com a responsabilidade de um presidente da República". "Nunca torcemos por crises", diz a nota. Eles reafirmam ainda que condenam "abordagens equivocadas sobre a extensão da crise, assim como afirmações demagógicas sobre problemas graves e complexos".