Título: Caixa já negocia participação em 6 construtoras
Autor: Doca, Geralda; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 24/10/2008, Economia, p. 29

CaixaPar deve começar a operar na próxima semana.

BRASÍLIA. A Caixa Econômica Federal já estuda comprar participação em seis construtoras brasileiras, conforme autorizado pela medida provisória (MP) 443. Segundo um técnico do governo, as conversas estão em andamento e já na próxima semana a instituição pretende colocar em operação a CaixaPar, instrumento autorizado pela MP. A Caixa não quer assumir o controle dessas empresas, mas exigirá contrapartidas, como participar da gestão, acompanhar o cronograma de obras e os planos da companhia.

O objetivo é ajudar as construtoras a se capitalizarem, evitando a paralisação de empreendimentos. A aquisição de bancos ainda não está sendo negociada, segundo fontes da Caixa, mas há a possibilidade de incorporar duas pequenas instituições. A idéia inicial da Caixa era criar um banco de investimento e a CaixaPar, que a ele ficaria subordinada. Mas, como o processo de criação de um banco dessa natureza é demorado, optou-se em tocar a CaixaPar primeiro.

As críticas do setor à autorização para a Caixa comprar participações de empresas surpreenderam o governo. O argumento é que foram os próprios empresários que pediram esse tipo de ajuda, embora esse fosse um pleito antigo da instituição. Para parte do setor, essa medida vai beneficiar pouco mais de 20 construtoras que abriram capital na Bolsa e perderam dinheiro com a crise.

Segundo técnicos do governo, o Ministério da Fazenda estuda ainda mudanças nas regras da aplicação dos recursos captados pela poupança e no compulsório para permitir que os bancos voltem a emprestar à construção.