Título: MP denuncia Suassuna e mais cinco
Autor: Carvalho, Jaílton de
Fonte: O Globo, 25/10/2008, O País, p. 17

Ex-parlamentares são acusados de ligação com máfia das sanguessugas.

BRASÍLIA. Depois de concluir mais uma etapa das investigações sobre a máfia das ambulância, o Ministério Público Federal denunciou à Justiça Federal o ex-senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e mais cinco ex-parlamentares por formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-senador é acusado de receber pelo menos R$195 mil para incluir no Orçamento da União emendas destinadas à compra de ambulâncias da Planam, de Luiz Antônio Vedoin. Este foi apontado como chefe de uma organização especializada em vender ambulâncias superfaturadas para prefeituras.

A denúncia é assinada pela procuradora Léa de Oliveira, que fez acusações individuais contra os ex-deputados Nilton Baiano, de Rondônia; Isaías Silvestre, de Minas; Robério Cássio Nunes, da Bahia; José Cleonâncio da Fonseca e José Heleno, ambos de Sergipe. A procuradora também acrescentou novos documentos à denúncia que já tinha apresentado contra o ex-deputado Laire Rosado, do Rio Grande do Norte. Depois das primeiras acusações, estes parlamentares tentaram, mas não conseguiram se reeleger nas eleições de 2006.

Ney Suassuna não teve maiores dificuldades para se livrar do processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética do Senado. Mas, ao fim das investigações, não teve força política suficiente para recuperar o mandato. Na denúncia apresentada à Justiça, a procurada Léa Batista sustenta que a família Vedoin pagou R$195 mil a Suassuna por intermédio do ex-assessor Marcelo de Carvalho, conhecido como Marcelo do Ney.

A procurada baseia a acusação na contabilidade da organização da família Vedoin, um minucioso relatório das atividades da máfia das ambulâncias. Léa Batista destaca ainda trechos de conversas de Luiz Antônio Vedoin com uma ex-assessora do Ministério da Saúde. Num dos diálogos, o empresário cita Suassuna com o político que poderia ajudar na liberação de emendas de interesses da Planam. Suassuna nega as acusações. Ontem, não foi localizado.