Título: Aeroportos têm pior desempenho
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 31/10/2008, Economia, p. 27
BRASÍLIA. As obras em aeroportos foram mais uma vez o destaque negativo do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), realizado ontem no Palácio do Planalto. Das nove obras do setor no relatório, três continuam classificadas como "preocupantes", e uma passou de "adequada" para "atenção".
A situação continua ruim nas obras, que incluem reforma de pistas e de terminais de passageiros, de Guarulhos (SP), Vitória (ES) e Macapá (AP). Juntas, as três somam R$882 milhões em investimentos. As obras de Guarulhos e Vitória estão paradas por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), enquanto a do aeroporto da capital do Amapá está suspensa devido à falência da empresa responsável pela obra.
Além disso, o TCU determinou o cancelamento do atual edital de licitação para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Brasília, o segundo mais movimentado do país. A conclusão da obra foi prorrogada de agosto de 2010 para fevereiro de 2012. O investimento previsto é de R$149 milhões.
- Há conflitos com o TCU, mas o ministro (Nelson) Jobim (Defesa) está dando prioridade para essa solução. É uma pena que ele não está aqui - afirmou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. (H.G.B. e L.D.)