Título: Bloquinho no jogo
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 29/10/2008, O Globo, p. 2

O bloco formado por PSB-PDT-PCdoB (77 deputados) está articulando o lançamento de um candidato à presidência da Câmara. Pretende surfar no atrito entre PT e PMDB. O bloco quer ser tratado como a terceira bancada da Casa para efeito de escolha do cargo na Mesa e das presidências de comissões. "Se a proporcionalidade não for respeitada, vamos lançar um candidato à presidência", avisa o líder do PDT, Vieira da Cunha (RS).

Serra sai em defesa do presidente Lula

A oposição tem feito duras críticas às declarações de Lula sobre a crise. Acusam o presidente de mascarar seus efeitos no país e ironizam o fato de Lula tê-la comparado a uma marola. Mas o governador José Serra (SP) justificou essa postura, em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar. "Tem uma questão fundamental. Nenhum chefe de Estado de nenhum país, nem qualquer ministro da Fazenda, pode ou deve apresentar versões pessimistas sobre a economia. Como a economia se move muito por expectativas, se quem manda faz previsões negativas, estimula que as coisas piorem. Não é falsidade, é o papel deles".

O país não pode virar de cabeça para baixo por causa de uma crise" - Henrique Fontana, líder do governo na Câmara (RS), defendendo a aprovação de reajuste salarial para o funcionalismo

Anticrise

A CUT apresentou ontem suas propostas para enfrentar a crise. Entre as medidas estão um plano de renegociação de dívidas beneficiando pequenos empresários e trabalhadores; e a redução de impostos para manter os preços dos alimentos.

ELE É CARIOCA. Até o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, já faz piada com o fato de ele não sair do Rio. Ontem o prefeito eleito de Duque de Caxias, Zito, fazia um balanço positivo sobre as eleições no Estado do Rio, quando foi interrompido por Aécio: "É, lá na nossa terra". Depois, o governador ainda disse que o espaço ocupado pela liderança do PSDB na Câmara era mais valorizado que a Vieira Souto.

Omissão

Expulso pelo PT do Rio em 2004, o deputado estadual Jorge Babu continua no partido. Ontem, o deputado federal Antonio Carlos Biscaia pediu que a direção nacional cuide do caso, que está engavetado na direção regional.

Sérgio Cabral e os candidatos em 2010

Numa conversa descontraída com parlamentares e ministros do PMDB, o governador Sérgio Cabral (RJ) comentou bem-humorado sobre a falta de carisma do governador José Serra e da ministra Dilma Rousseff. "Os dois são muito bons, mas nós vamos dormir nos debates. Eles não vão ser muito animados, vai ser número para cá, gráfico para lá", disse Cabral. Um dos presentes emendou: "Imagina o Ciro Gomes junto?".

Só falta a Articulação

O grupo Mensagem ao PT decidiu não lançar candidato à presidência do partido se Gilberto Carvalho aceitar assumir o posto. Do contrário, vai lançar o nome do atual secretário-geral, o deputado José Eduardo Cardoso (SP). A escolha consensual de Gilberto Carvalho só depende agora da Articulação. Na eleição passada, a maior tendência petista não aceitou um nome de consenso: o professor Marco Aurélio Garcia. Bancou a reeleição do deputado Ricardo Berzoini (SP).

PREFEITA eleita de Natal, Micarla Souza (PV) vai fazer um curso rápido de gestão. O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), a levará para conversar com o governador de SP, José Serra, e o vice mineiro, Antonio Anastasia.

ORIENTADO pelo governo de São Paulo, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) trabalha para segurar reforma tributária na comissão especial da Câmara.

REAGINDO às críticas, o prefeito Fernando Pimentel diz: "A estratégia para Belo Horizonte foi aprovada por 75% do diretório municipal e o vice é do PT".

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes E-mail para esta coluna: panoramapolitico@oglobo.com.br