Título: Nas 11 capitais em disputa, PT fora da liderança
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 26/10/2008, O País, p. 30

Partido, porém, deve conquistar no 2º turno a prefeitura de dez cidades com mais de 200 mil habitantes

Leila Suwwan e Isabel Braga

BRASÍLIA. De acordo com as mais recentes pesquisas de intenção de voto, o PT deve conquistar a prefeitura de um terço das 30 cidades com mais de 200 mil habitantes que voltam às urnas neste domingo. Apesar da vantagem nessas dez cidades, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não lidera em nenhuma das 11 capitais ainda sob disputa - no primeiro turno conquistou seis capitais, sendo apenas Vitória (ES) no Centro-Sul do país. Neste grupo de 30, a disputa continuava acirrada até ontem em apenas duas capitais, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), e em outras três cidades, Juiz de Fora (MG), Campina Grande (PB) e Londrina (PR). Não há pesquisa recente sobre a situação em Montes Claros (MG).

Se as previsões dos institutos de pesquisa se concretizarem hoje, o PT será também o partido vitorioso, em termos numéricos, do chamado G-79 (capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores). O saldo eleitoral final para o PT neste grupo seria de 23 desses municípios, cinco a mais do que governa atualmente. Em seguida viriam PMDB, com 14, e PSDB, com 11.

Ainda seguindo essa previsão, a oposição (PSDB, DEM e PPS) ficaria com 17 municípios do G-79, um encolhimento significativo em relação a 2004, quando ganhou 27. No entanto, manteria São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com mais de oito milhões de eleitores, e de forte simbolismo político. Os partidos governistas ficariam com 56 cidades do G-79, sendo 19 capitais, quatro a mais que a conquista do grupo em 2004.

Em 6 capitais, PMDB na frente

O levantamento desconsidera seis cidades do G-79 onde a disputa segue acirrada e os candidatos estão praticamente empatados, segundo as pesquisas.

Entre as 11 capitais, a vantagem é do PMDB, que pode ganhar em cinco ou seis. O partido está à frente em Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Belém (PA). E disputa outras duas onde a corrida está apertada: Rio e Belo Horizonte.

Nas cinco outras capitais onde há segundo turno, o PSDB lidera em duas, Cuiabá (MT) e São Luís (MA). Se vencer hoje, fecha com quatro capitais no país a partir de 2009. Sem eleger nenhum prefeito de capital em primeiro turno, o DEM aposta tudo na reeleição de Gilberto Kassab, que está 20 pontos à frente de Marta Suplicy (PT) em São Paulo (em votos válidos) - a pior derrota do PT.

Entre as 19 cidades onde há segundo turno, sem contar as capitais, o PMDB lidera em duas: Campos, no Rio de Janeiro e Bauru, em São Paulo. O PR tem dianteira em Vila Velha (ES), o PP em Pelotas (RS) e o PPS em Ponta Grossa (PR).

Além das dificuldades da petista Marta Suplicy em São Paulo, o PT amarga a retaguarda com Maria do Rosário em Porto Alegre (RS) e com Walter Pinheiro em Salvador (BA). Eles estão, respectivamente, 14 e dez pontos percentuais atrás dos dois prefeitos-candidatos peemedebistas José Fogaça e João Henrique. Na capital baiana, no entanto, muitos petistas se inspiram na possibilidade de virada, a exemplo do ocorrido com o governador do estado, Jaques Wagner, em 2006.

Acompanhe a apuração de onde você estiver http://oglobo.mobi/ pais/eleicoes2008/