Título: Gol contra
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 28/10/2008, O País, p. 3
A emenda que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) pretende apresentar à MP 443, proibindo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal de adquirir bancos públicos, contraria os governadores José Serra (SP) e José Arruda (DF). Ambos negociam a venda da Nossa Caixa (SP) e do BRB (DF) para o BB. O governo federal é contra a limitação. Alega que não há meio remédio em uma crise.
Reforma tributária engavetada
Os governadores foram os primeiros a se manifestar contra a aprovação da reforma tributária. Agora, o governo federal também chegou à conclusão de que o mais adequado é pisar no freio. Um dos articuladores das ações do governo no Congresso explicou que é preciso aguardar a evolução da crise internacional e o efeito das medidas que estão sendo adotadas nos Estados Unidos e na Europa. O texto da reforma deverá passar por mudanças destinadas a estimular o investimento no Brasil. Além disso, também no governo federal há incertezas quanto ao impacto das mudanças, sobretudo quanto à renúncia de receitas.
A eleição para a presidência do Senado não se resolve na porrada, só no jeito, com carinho" - Romero Jucá, líder do governo no Senado (PMDB-RR)
PÁGINA VIRADA? A presença do presidente Lula hoje na capital baiana será o primeiro teste para saber até onde vão os ressentimentos entre o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). Na programação está a assinatura de Parceria Público-Privada (PPP) entre os governos estadual, federal e uma empresa privada para a construção de emissário submarino que beneficiará a prefeitura de Salvador.
Forcinha
A Secretaria da Pesca pediu a José Graziano, da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), que envie carta aos deputados para convencê-los a votar a favor da transformação do órgão em ministério.
Depois da porta arrombada...
Aturdida por denúncias de corrupção contra membros de seu governo, a governadora Yeda Crusius (RS) enviou à Assembléia Legislativa projeto criando a Secretaria da Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção na Administração Pública. Yeda cumpre promessa feita em julho, reagindo a denúncias de irregularidades no Detran, quando criou um gabinete de transição com a missão de propor ações anticorrupção.
Ruins de voto
Dos governadores dos 26 estados onde houve eleição, 14 não conseguiram eleger seus candidatos nas capitais. Nesse grupo, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), destaca-se por ter sido derrotada duas vezes. No primeiro turno, apoiou Mário Cardoso (PT) e, no segundo, José Priante (PMDB). Entre os perdedores também estão Jaques Wagner (PT-BA), Wilma de Faria (PSB-RN), Roberto Requião (PMDB-PR), Blairo Maggi (PR-MT) e Teotonio Vilela (PSDB-AL).
O PTB foi o que mais ganhou com a eleição de 18 deputados federais nestas eleições, já que, na posse dos suplentes, ficará com mais três representantes. Já o PR foi o que mais diminuiu, perdendo três. Mas a correlação de forças não mudará.
DOS 20 CANDIDATOS à reeleição nas capitais, 19 venceram e, dos seis novos, dois são de continuidade.
A FEDERAÇÃO Brasileira de Hospitais consultou 3.293 hospitais privados e, para 78,2%, a prioridade do PAC da Saúde deveria ser o reajuste da tabela do SUS.
Chá de sumiço
O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) submergiu depois da derrota de sua ex-mulher Patrícia Saboya (PDT), em Fortaleza, no primeiro turno. Ele não aparecerá na Câmara nesta semana nem para votar a medida provisória de combate à crise.
ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes
E-mail para esta coluna: panoramapolitico@oglobo.com.br