Título: Eleito em São Bernardo, Marinho diz que vai procurar Serra
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 28/10/2008, O País, p. 14

Futuro prefeito quer parceria com o governador para administrar cidade e afirma tê-lo ajudado quando era ministro

Soraya Aggege

SÃO PAULO. Prefeito eleito de São Bernardo do Campo e um dos melhores amigos do presidente Lula, o ex-ministro Luiz Marinho (Previdência) disse ontem que nas próximas semanas vai procurar o governador José Serra (PSDB) e pedir ajuda para a cidade. Afirmou que, caso o governador não o receba bem, vai cobrar antigas faturas de Serra:

- Eu o ajudei muito a descascar abacaxis quando estava no Ministério da Previdência. Foram alguns problemas herdados dos governos Mario Covas (1995 a 2001) e eu ajudei muito. Se preciso, vou lembrá-lo disso. Mas, espero que a minha relação com o governador seja muito tranqüila.

Ele afirmou que vai procurar Serra ainda antes de tomar posse, em janeiro, para resolver as pendências de sua cidade. Sobre 2010, Marinho foi enfático:

- O PT poderá contar com a minha colaboração para 2010. Não com o meu nome (para disputas), mas com minha ajuda (nas articulações). Realmente eu não sei se essa história de que a vitória de Gilberto Kassab (DEM) em São Paulo teria fortalecido Serra para 2010 procede realmente. O PT, nacionalmente, sei que saiu muito fortalecido.

"O baralho para 2010 está na mesa", diz Marinho

Sobre o papel de articulador que pretende cumprir na região, Marinho disse que ainda é cedo para ter definições:

- O baralho para 2010 está na mesa. Mas as cartas não foram sequer embaralhadas.

Marinho disse que sua vitória em São Bernardo, onde o PT não vencia há 20 anos, não se deveu só ao apoio de Lula.

- Foram vários fatores, inclusive a participação direta do presidente Lula. Os outros foram a má avaliação da atual gestão municipal, a construção do meu nome, a trajetória que fiz.

Ele disse que Lula lhe telefonou no domingo para cumprimentá-lo pela vitória e que ontem iria ao apartamento do presidente para também cumprimentá-lo pelo aniversário.

Marinho disse ainda que vai procurar o atual prefeito, William Dib (PSB), para iniciar um diálogo sobre a transição do governo. Ele não espera, no entanto, que seja uma transição tranquila, já que Dib se tornou um inimigo político do PT.