Título: Lula comemora aniversário em família
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 28/10/2008, O País, p. 14

No cardápio, chuleta e crise econômica internacional

SÃO PAULO. Nada de ministros, autoridades, badalação. O presidente Lula comemorou ontem seu aniversário de 63 anos com a mulher, filhos e netos, no apartamento da família em São Bernardo. No cardápio, chuleta e a crise econômica internacional.

De manhã, ele se reuniu no escritório da Presidência em São Paulo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para uma avaliação da crise mundial. Mas, foi surpreendido com bolo de chocolate com morangos e cantou o "Parabéns" com funcionários.

À tarde, o ex-metalúrgico Juno Rodrigues da Silva, o Gijo, amigo de Lula desde a década de 60 e dono de um tradicional restaurante em São Bernardo, chegou ao prédio do presidente para entregar a chuleta.

- Trouxe tudo prontinho. É só passar na chapa - disse Gijo.

Ao contrário do ano passado, em que a primeira-dama Marisa Letícia convidou ministros para uma festança no Palácio da Alvorada, Lula optou por comemorar o aniversário com a família. A única visita prevista era de Luiz Marinho. Em entrevista ao jornalista Ricardo Kotscho, ex-secretário de Imprensa da Presidência, Lula disse que o PAC ajudou a eleger prefeitos de todos os partidos e que a oposição perdeu prefeituras.

- Três partidos perderam: DEM, PSDB e PPS. E os partidos da base cresceram.