Título: Kassab admite que poderá cortar Orçamento
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 28/10/2008, O País, p. 14
Prefeito reeleito diz que crise pode afetar finanças da cidade, mas promete não mexer nos recursos da educação e saúde
Adauri Antunes Barbosa
SÃO PAULO. Prioridades do prefeito reeleito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), como a melhoria na qualidade do ensino municipal e a consolidação da rede de atendimento primária de saúde, podem não se concretizar devido à crise internacional. Um dia após vencer Marta Suplicy (PT), Kassab afirmou ontem que a crise ainda não chegou a São Paulo, mas que, se as receitas diminuírem, fará cortes no orçamento de 2009, que é de R$29,39 bilhões, 16,25% maior que o deste ano.
- Nossas receitas não diminuíram. Mas, caso as receitas diminuam, haverá sim cortes no orçamento. Mas jamais teremos cortes na saúde e educação - afirmou o prefeito.
Um dos principais problemas da cidade, a saúde terá, conforme Kassab, todas as prioridades mantidas:
- Entregaremos mais três hospitais, em Brasilândia, Artur Alvim e Parelheiros. Além disso, vamos melhorar o serviço da rede de AMAs (Assistência Médica Ambulatorial). Até o final do ano que vem queremos chegar a 30 unidades dessas.
Cumprindo determinação legal, segundo o prefeito, o Orçamento de 2009 encaminhado à Câmara de Vereadores garante mais de 50% dos recursos municipais para saúde e educação:
- Serão 31% (do orçamento) para educação e 20% para saúde. É bom lembrar que parte desses R$29 bilhões são convênios entre o estado e a União. Portanto, as vinculações em relação às verbas e às receitas municipais não chegam a tanto.
Por telefone, prefeito dá os parabéns a Lula
Kassab mais uma vez dedicou a vitória ao governador José Serra (PSDB), seu padrinho político. Cauteloso ao falar sobre as eleições de 2010, Kassab disse que Serra conseguiu "uma grande vitória" porque foi a gestão dele que se reelegeu.
- É uma grande vitória do Serra, a aprovação do governo que tinha sido eleito.
Kassab lembrou da relação permanente que tem com Serra, de quem era o vice-prefeito, e disse que vai continuar existindo a mesma cooperação entre governo do estado e prefeitura, já em andamento em projetos como a ampliação do Metrô e do Rodoanel. Kassab telefonou ontem para o presidente Lula, para cumprimentá-lo pelo aniversário, e não quis dizer se vai abrir espaço em sua administração para o PMDB, de sua vice Alda Marco Antonio.
- Vai ter mudanças ao longo dos quatro anos como tivemos ao longo desses últimos dois anos e meio. Mudamos quatro ou cinco. Vai ter, é natural - desconversou.