Título: Temer: PMDB forte para 2010
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 28/10/2008, O País, p. 17
A nossa aliança natural é com a base aliada"
BRASÍLIA. Respaldado no desempenho do PMDB nas eleições municipais, o presidente nacional do partido, deputado Michel Temer (SP), disse ontem que a legenda entra fortalecida na negociação de qualquer aliança para a sucessão presidencial em 2010. O crescimento do partido tanto em número de prefeituras quanto de votos, segundo Temer, não significa, no entanto, que o PMDB vá pleitear mais espaço no governo Lula, onde já ocupa seis ministérios.
- O PMDB irá muito fortalecido para qualquer aliança em 2010 - disse, reconhecendo que o partido será assediado tanto pela base quanto pela oposição:
- O PMDB se coloca como a menina dos olhos para qualquer hipótese.
Temer entende que ainda é cedo para tomar decisões em relação a 2010, mas admitiu que as conversas vão começar agora. Para ele, só a partir do segundo semestre do próximo ano, o partido começará a tomar decisões em relação a uma eventual candidatura própria a presidente e aos aliados preferenciais para a sucessão presidencial. Temer não fechou as portas para acordos com a oposição, mas deixou claro que o caminho natural é a base governista. Ele disse estar "politicamente muito feliz" com a declaração do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), de que vai procurar a direção do PMDB para negociar acordos.
- A nossa aliança natural é com a base aliada (do Palácio do Planalto) - afirmou ele, que começou ontem um movimento de "pacificação dos litígios" da base governista por causa das eleições municipais. (Luiza Damé)