Título: Lacerda afirma que não vai lotear cargos
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 28/10/2008, O País, p. 18

"Pimentel e Aécio terão a mesma influência que demais apoiadores", diz prefeito eleito de BH sobre padrinhos

Adriana Vasconcelos

BELO HORIZONTE. O prefeito eleito na capital mineira, Márcio Lacerda (PSB), começou a instalar ontem um escritório de transição para tratar da formação de sua equipe com os aliados. Ele disse que não pensou em nomes para o secretariado, mas adiantou, a despeito da ampla coligação partidária que sustentou sua candidatura, que não fará loteamento político de seu governo. E reafirmou o discurso da continuidade, reforçando o compromisso com o "projeto democrático popular", assim batizado pelas gestões do PT e do PSB na prefeitura.

- Não tenho qualquer compromisso político partidário de loteamento dos cargos da prefeitura, por mais que a ampla aliança em torno de minha candidatura tenha sido fundamental para a minha vitória - avisou Lacerda, em coletiva.

Ele tentou mostrar certa independência em relação a seus poderosos padrinhos políticos, o prefeito Fernando Pimentel (PT) e o governador Aécio Neves (PSDB):

- Claro que tenho de agradecer o apoio. Será natural que eu os ouça na hora de compor meu governo, mas terão a mesma influência do que os meus demais apoiadores.

Lacerda pensa em montar uma equipe de perfil técnico

A princípio, sua idéia é compor uma equipe com perfil mais técnico, se inspirando na gestão de Aécio.

- Assim como eu, o governador Aécio foi eleito numa ampla coligação com mais de dez partidos e conseguiu reunir quadros políticos e técnicos, dando o peso necessário à composição política.

É certo que o PCdoB, que participou das prefeituras do PT e do PSB desde 1993, ficará fora. A deputada Jô Moraes, candidata do PCdoB à prefeitura, que ficou em terceiro lugar na disputa, confirmou que seu partido não pode integrar o governo por discordar da aliança do PT e do PSDB em torno de Lacerda.

Na coletiva, Lacerda deixa claro seu compromisso de dar continuidade ao "projeto democrático popular", que prioriza os programas sociais.

- Meu compromisso principal é dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito pelo prefeito Pimentel, especialmente na área social.