Título: Santana é alvo de caça à bruxas no PT
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 27/10/2008, O País, p. 19

Publicitário de Marta é considerado um dos responsáveis pelas derrotas

Ricardo Galhardo

SÃO PAULO. Antes do fim da campanha, o PT paulista já iniciava a caça às bruxas em busca de culpados pelo segundo fracasso eleitoral consecutivo de Marta Suplicy. Ela perdeu a prefeitura em 2004 para José Serra e, agora, para Kassab. O alvo é o publicitário João Santana, um dos responsáveis pela reeleição do presidente Lula, em 2006, que comandou a propaganda de Marta. Para o deputado Carlos Zaratini (PT-SP), coordenador da campanha de Marta, a reação da mídia e de setores do PT à mão pesada de Santana na propaganda - especialmente sobre as insinuações a respeito da vida sexual do prefeito- fez com que Marta perdesse uma semana de campanha:

- Vocês escreveram que foi decisão do comando da campanha. Mentira! Nem vimos a propaganda. Nossa orientação foi dizer que as pessoas não conhecem Kassab de verdade.

Santana também é alvo de críticas da direção nacional do PT, para quem as propagandas foram pouco criativas e pobres em conteúdo político.

Em Brasília, a avaliação é que o principal erro foi cometido pela direção da campanha ao eleger Geraldo Alckmin (PSDB) como adversário no segundo turno, descartando a possibilidade de Kassab superar o tucano. A executiva nacional do PT se reúne hoje em Brasília para avaliar a campanha. Em 7 e 8 de novembro, o diretório nacional do partido se reunirá para avaliar os resultados das eleições no país.

Um tema será o futuro de Marta. Postulantes à vaga do PT na disputa pelo governo paulista em 2010 a descartam como candidata a governadora. Outros nomes se fortalecem como o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, o deputado João Paulo Cunha e o senador Aloizio Mercadante.