Título: Vitória em 5 das 9 cidades visitadas pelo presidente
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 27/10/2008, O País, p. 21

Ajuda de Lula às campanhas, no entanto, não adiantou em São Paulo e em Santo André.

BRASÍLIA. A alta popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi suficiente para dar a vitória a todos os candidatos pelos quais ele se empenhou pessoalmente nas campanhas. Lula foi a nove cidades - Natal e as demais em São Paulo. Elegeu cinco desses aliados, em São Bernardo do Campo, Mauá, Guarulhos, Osasco e Diadema.

No entanto, o presidente sofreu derrotas importantes em cidades-chave: São Paulo e Santo André. Lula fez de tudo para ajudar Marta Suplicy (PT), mas a ex-prefeita e ex-ministra do Turismo só perdeu votos. De nada adiantou subir em palanque, gravar mensagens para o horário eleitoral e defender Marta do que classificou de preconceito contra ela. Em Santo André, a derrota teve um caráter simbólico. A cidade foi administrada por quatro mandatos pelo PT, três deles por Celso Daniel, morto em janeiro de 2002.

A vitória mais importante do presidente foi em São Bernardo do Campo, berço político do próprio Lula, que chegou a dizer que vencer lá era uma questão de honra para ele e para o PT. Luiz Marinho, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e ex-ministro do presidente, é afilhado político de Lula e contou com sua atuação ativa na campanha. Em São Bernardo do Campo, o PT volta ao poder do qual estava afastado desde 1996.

Vitória petista também em Mauá e Guarulhos

O PT também venceu em Mauá, onde retorna ao poder o ex-prefeito Oswaldo Dias; e Guarulhos, que elegeu o deputado estadual Sebastião Almeida para um terceiro mandato do PT no município. No primeiro turno, Lula viu serem eleitos outros dois petistas para os quais trabalhou pessoalmente: Emídio de Souza, em Osasco, reeleito para segundo mandato, e Mário Reali, em Diadema, numa continuidade do governo petista.