Título: Prefeito de Belém derrota candidato de Jader
Autor: Garrone, Raimundo
Fonte: O Globo, 27/10/2008, O País, p. 28

Duciomar Costa foi reeleito com 59,6 % dos votos válidos contra 40,4% de José Priante.

BRASÍLIA. O atual prefeito de Belém (PA), Duciomar Costa (PTB), foi reeleito ontem, com 436.693 votos (59,60%), contra 295.997 (40,40%) dados ao adversário José Priante (PMDB), sobrinho do ex-governador Jader Barbalho, um dos principais caciques da política local. A vitória de Duciomar impede a ampliação do poder de Jader, que, no primeiro turno, conseguiu reeleger seu filho Helder Barbalho (PMDB) prefeito de Ananindeua, segunda cidade mais importante do estado.

Duciomar, que saiu na frente no primeiro turno, teve a seu favor a ausência da governadora Ana Júlia Carepa (PT), que não se envolveu na campanha no segundo turno. Oficialmente, Ana Júlia alegou que iria se abster por se tratar de dois candidatos vinculados a partidos da base do governo Lula.

Uma vitória de Priante significaria mais poderes para Jader, o que poderia atrapalhar os planos da petista, seja na tentativa de se reeleger governadora ou disputar uma vaga para o Senado em 2010. O PT, no entanto, apoiou Priante na reta final. No primeiro turno, o candidato petista, professor Mário Cardoso, terminou em terceiro e por pouco não foi ao segundo turno contra Duciomar.

Ao votar, de manhã, Priante dizia acreditar na vitória, ainda que todas as pesquisas apontassem o contrário:

- A eleição nada mais é que um sim e um não, verdade e mentira, lero-lero e propostas. Quem decide é o eleitor. Estou tranqüilo e confiante.

Duciomar atribuiu a vitória à sua gestão.

- Nossa vitória significa que nosso projeto foi aprovado pelos eleitores de Belém - disse Duciomar Costa.

Duciomar chegou na frente também no primeiro turno, quando recebeu 255.525 votos (35%). Priante foi ao segundo turno com 138.379 votos (19%). O peemedebista venceu o terceiro colocado, Cardoso, por uma diferença de apenas 6.709 votos. À Justiça Eleitoral, Duciomar declarou ter um patrimônio de R$1,7 milhão.

Derrota de candidata do DEM surpreendeu

Uma surpresa na eleição de Belém foi a derrota da candidata do DEM, Valéria Pires, que despontou em todas as pesquisas como a virtual adversária de Duciomar no segundo turno, mas foi derrotada e terminou em quarto no pleito.

Para agilizar a apuração na capital paraense, o Tribunal Regional Eleitoral contratou cerca de 200 mototaxistas, que foram responsáveis pelo transporte de todo o material - como disquetes, atas e outros dados - das zonas eleitorais até o Centro de Convenção da Amazônia, local onde centralizaram-se os trabalhos de apuração.