Título: João Castelo vence em São Luís com 55,84%
Autor: Garrone, Raimundo
Fonte: O Globo, 27/10/2008, O País, p. 28

Depois de perder três eleições para PDT, que agora o apóia, ex-governador derrota candidato de Sarney e Lula.

SÃO LUÍS. Depois de disputar quatro vezes a prefeitura de São Luís, o candidato João Castelo (PSDB) finalmente venceu as eleições na capital maranhense. Ele teve 55,84% dos votos contra 44,16% do candidato do PCdoB, Flávio Dino. A vitória de Castelo representou uma derrota ao senador José Sarney (PMDB) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apoiaram Dino.

Castelo disputou as eleições de 1996, 2000 e 2004, sempre perdendo para candidatos do PDT, do governador Jackson Lago, que aliás foi quem o venceu nas duas primeiras eleições para prefeito. Agora em 2008, ele teve o apoio do seu ex-adversário, o que facilitou sua eleição.

Castelo assume a prefeitura aos 71 anos, após ter sido deputado federal, governador biônico à época do regime militar, senador e deputado federal. Em 2006, disputou e perdeu no Senado para Epitácio Cafeteira (PTB), que tinha o apoio do grupo Sarney.

Logo após saber do resultado, Castelo foi visitar o governador Jackson Lago no Palácio dos Leões, acompanhado de vários de seus aliados.

- É uma visita de cortesia, na certeza de que vamos estabelecer parcerias para resolver os problemas de São Luís - disse o prefeito eleito. - Há tanto tempo que luto para ser prefeito, que finalmente agora vou poder trabalhar pela minha cidade.

Falta de apoio federal não foi comentada

Sobre o apoio de Lula e Sarney ao candidato Flávio Dino, ele preferiu não comentar.

- Não vou abordar neste momento este assunto - resumiu.

Em seguida, Castelo seguiu para o comitê central de sua campanha no bairro do Caolho, onde milhares de pessoas já o esperavam desde o início da tarde. De lá, saiu em carreata pelas ruas da cidade.

Já o candidato do PCdoB, Flávio Dino, lamentou que o governador Jackson Lago tenha permitido excessos.

- Não há a menor dúvida de que o abuso do poder econômico do governo do estado foi determinante para a eleição do Castelo - acusou o candidato derrotado.

Dino afirmou ainda que há um grupo dentro do governo que faz uma "política oligárquica e que se utiliza de coronelismo para alcançar objetivos políticos".

- Termino a eleição consciente de que fiz uma campanha limpa e honesta. Vou dormir com o coração alegre e com a mente tranqüila. Tenho certeza de que Castelo não terá uma noite como a minha, pela forma com que se elegeu prefeito, fazendo uma campanha desonesta, criminosa e violenta - disparou Dino.

Dilma em comício: "Castelo representa o atraso"

Durante a campanha, Dino fez questão de ressaltar o apoio do presidente, garantindo que sua eleição significaria a implementação das políticas sociais do Governo Federal em São Luís. O presidente Lula não foi à capital, mas participou dos programas eleitorais pedindo votos para o comunista e liberou seus ministros para subirem no palanque de Dino. A ministra Dilma Rousseff, por exemplo, na última terça-feira participou de comício em praça pública em São Luís, onde foi saudada como "mãe do PAC", dizendo que Castelo representava o atraso e que Flávio Dino era o candidato da transformação, a exemplo de Lula. A campanha eleitoral em São Luís foi marcada por intensa troca de acusações pessoais e insultos entre os candidatos.