Título: Mudanças nas chefias de embaixadas
Autor:
Fonte: O Globo, 01/11/2008, O País, p. 12
Lula indica para Madri seu chefe de cerimonial; em Roma ficará José Viegas.
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou seu chefe de cerimonial, embaixador Paulo César de Oliveira Campos, para comandar a embaixada brasileira em Madri. Com isso, o atual embaixador na Espanha, o ex-ministro da Defesa José Viegas, foi promovido para o posto em Roma. Além dessa troca, a atual embaixadora no Vaticano, Vera Machado, retornará a Brasília para assumir a subsecretaria de Assuntos Políticos na equipe do chanceler Celso Amorim.
Segundo confirmação da assessoria de imprensa do Itamaraty, o atual subsecretário, Everton Vargas, assumirá a embaixada em Berlim. E o atual embaixador na Alemanha, Luiz Felipe Seixas Correa, seguirá para a representação no Vaticano.
Paulo César de Oliveira Campos, conhecido como POC no Planalto, é chefe do cerimonial desde que Lula assumiu a Presidência em 2003. Em seu lugar, de acordo com o Itamaraty, assume Marcos Rapozo, que já trabalha nessa função no Palácio.
A assessoria do Ministério das Relações Exteriores não informou para onde será transferido o atual embaixador em Roma, Adhemar Bahadian. As trocas devem acontecer no início do próximo ano. José Viegas foi o primeiro ministro da Defesa da gestão Lula, mas acabou pedindo demissão em menos de dois anos após atritos com setores militares.
Viegas se desentendeu à com o então comandante do Exército à época, Francisco Albuquerque. O então ministro exigiu explicações do subordinado sobre nota do Exército que justificava prática de tortura no regime militar. No episódio, Viegas tentou demitir o comandante, mas acabou sendo forçado, ele mesmo, a deixar o cargo.