Título: Miguel Jorge sobre férias coletivas: é importante descansar
Autor: Duarte, Patrícia; Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 06/11/2008, Economia, p. 21

Em tempos de crise, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, recomendou ao trabalhador que foi colocado em férias coletivas que aproveite para descansar. Em evento de moda no Rio, o ministro ressaltou a necessidade de se manter o crédito e o consumo para que a economia continue crescendo, referindo-se ao cenário de crise e à iniciativa do governo de estimular a compra de carros liberando recursos para bancos de montadoras.

Ao ser perguntado se haveria risco de as pessoas tomarem financiamento quando empresas estão antecipando férias coletivas, Miguel Jorge disse que é importante o operário parar um pouco.

- Isso é uma antecipação das férias coletivas. Até um mês e meio atrás estávamos trabalhando, na indústria automobilística, domingo, feriado, três turnos, hora extra. Até para os operários é uma questão importante que parem um pouco para que possam descansar.

No evento, Miguel Jorge ressaltou que não há como manter um crescimento de 25% no setor de automóveis e que, a partir de 2009, um crescimento de 10% será considerado"espetacular".

- Uma acomodação, embora crie problemas, talvez seja desejável - afirmou o ministro. (Erica Ribeiro)