Título: Redução de liquidez é maior desafio para país
Autor:
Fonte: O Globo, 07/11/2008, Economia, p. 25

Avaliação é de economistas

SÃO PAULO. O pior momento da crise internacional já passou e, superado o risco de um colapso no setor bancário nacional, o país tem como desafio enfrentar a redução de liquidez e seus efeitos sobre o nível de atividade econômica. Essa foi a avaliação entre economistas e ex-ministros durante seminário organizado ontem, em São Paulo, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

- Vamos sair do pânico para a crise, que é duradoura, mas não vai gerar uma depressão - avaliou o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega.

Para o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, da Unicamp, a prioridade da área econômica agora é agir para assegurar recursos e evitar uma paralisação da economia.

- O governo não pode reduzir os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), de modo algum porque o setor privado já deu marcha a ré em seus investimentos - disse ele.

O deputado e ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP) acredita que o risco de quebra de bancos foi controlado com as medidas já anunciadas pela área econômica, com o objetivo de injetar liquidez no mercado.

- Agora tem de chamar os cães farejadores para ver onde estão os estragos na economia real. O momento é de observar mais um tempo para saber o tamanho do problema no dia-a-dia das empresas. (Lino Rodrigues)