Título: Protógenes: Amanhã pode ser você
Autor: Oliveira,Germano
Fonte: O Globo, 08/11/2008, O País, p. 3

BRASÍLIA. O delegado Protógenes Queiroz afirmou ontem que existe uma articulação em curso para afastar o juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, do processo contra o banqueiro Daniel Dantas. Para ele, esta seria a única forma de livrar o banqueiro das acusações de corrupção e sonegação.

- Existem dois pedidos de afastamento por suspeição e a cúpula tem o intuito de macular um trabalho isento e honesto de um juiz que tem capacidade técnica. Querem passar o rolo compressor na magistratura, como passaram na Polícia Federal - disse Protógenes, em palestra na Universidade Católica de Brasília.

O delegado disse que na quinta-feira até chegou a pensar em pedir demissão, mas que seguirá em frente.

- Eu já disse pra eles, se querem me aniquilar, marquem dia e horário, que eu vou comparecer. Cortem os pedacinhos e joguem no oceano Pacífico, para que eu não volte para perturbar vocês - disse o delegado.

E seguiu:

- Eu disse para o (juiz) Fausto: hoje sou eu. Amanhã pode ser você - afirmou o delegado, que reclamou das buscas que a PF em suas casas.

- O que está acontecendo depois da Satiagraha é uma inversão de valores. Os investigadores estão sendo investigados. Tá tudo errado - disse.

Como exemplo de agruras, o delegado citou tratamento psicológico que o filho Juan, de 7 anos, vem fazendo desde julho, quando começou a saraivada de críticas ao pai. - Não tenho medo de morrer. Só tenho medo da desonra - disse o delegado ao citar uma frase do vice-presidente José de Alencar.

No final da palestra, Protógenes chorou ao receber apoio por escrito da subprocuradora Helenita Acioli e dos filhos dela, o procurador Bruno Acioli e o estudante Cristiano Acioli.