Título: Lula: O governo não vai interferir
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 14/11/2008, O País, p. 8

ROMA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem em Roma que o governo não vai intervir nas investigações da operação Satiagraha.

- O governo não vai interferir. É um problema de investigação policial. E o governo não é policial.

Ele disse que ninguém - nem o presidente da República ou policiais federais - estão imunes às investigações da Polícia Federal, numa referência à notícia de que há indícios do envolvimento do banqueiro Daniel Dantas em esquema de lavagem de dinheiro.

- Se a Justiça determinou que a Polícia Federal investigue gente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), ela vai investigar, como investiga tanta gente do Brasil - disse.

O presidente criticou veladamente delegado Protógenes Queiróz (sem citar o nome), que não informou a Justiça sobre o uso dos agentes da Abin durante a operação da Polícia Federal.

- Quem acha que, por ter poder, e pode ser presidente ou policial, está imune às investigações, não está. Estas pessoas que cometeram ilegalidade terão que ser investigadas - disse, acrescentando que a melhor forma de as pessoas evitarem ser citadas nos jornais é agir corretamente.