Título: Reservas de Tupi podem chegar a 50 bi
Autor: Rangel, Juliama
Fonte: O Globo, 08/11/2008, Economia, p. 32

Declaração de diretor da ANP faz ação da Petrobras subir até 4,71%.

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse ontem, após a posse de dois novos diretores do órgão, no Rio, que as reservas do pré-sal na região de Tupi e áreas adjacentes, na Bacia de Santos, podem chegar a 50 bilhões de barris. A declaração - feita com o pregão da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ainda em andamento - provocou uma alta de até 4,71% nos preços das ações da Petrobras ao longo do dia. No fechamento, a variação foi de 1,57%.

Lima confirmou a informação dada no mesmo evento por Magda Chambriard, uma das diretoras a tomar posse. Ele ressaltou que a previsão considera os blocos já leiloados e que, se incluísse áreas não prospectadas, as reservas poderiam chegar a 100 bilhões de barris.

- Recentemente, prognósticos dão conta de que o mínimo pode ser em torno de 50 bilhões. O discurso da dra. Magda reflete alguns cálculos que andamos fazendo lá na ANP - disse.

No dia 14 de abril, Lima havia afirmado que a área de Carioca, na Bacia de Santos, teria reservas de 33 bilhões de barris, causando alvoroço na Bovespa. Na ocasião, a ANP divulgou nota informando que as declarações foram em caráter oficioso, e a Petrobras desmentiu os números.

Dessa vez, apesar de o mercado já ter especulado sobre reservas de 50 bilhões de barris, a Petrobras novamente não as confirmou. O gerente-executivo de Exploração da empresa, Francisco Nepomuceno, disse apenas que são números do mercado e que, oficialmente, a Petrobras mantém estimativas de 5 bilhões a 8 bilhões de barris em Tupi.