Título: MMX e Embraer revêem planos devido à crise
Autor: Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 08/11/2008, Economia, p. 33

Companhias reduzem estimativas de produção em 2009.

Mais duas empresas brasileiras reduziram seus planos para 2009 em função da crise econômica global. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ontem à noite, a MMX, do empresário Eike Batista, informou que suspenderá a produção da Usina de Metálicos e da Mina de Corumbá a partir do fim de novembro. Já a Embraer, quarta maior produtora de aeronaves do mundo, revisou para baixo sua estimativa de entregas em 2009, de 350 para 270 aviões e previu um lucro 11% menor para o ano, de US$6,3 bilhões.

Segundo a MMX, a suspensão é temporária e não implicará em demissões. A empresa alega que as medidas visam à adequação ao novo cenário de desaceleração do crescimento da economia global.

A companhia acrescentou que irá adiar "indefinidamente" um investimento de US$200 milhões que seria feito na usina de Tarugos de Corumbá. Mas garantiu que não mudará suas atividades no Sudeste.

Como o anúncio foi feito depois do fechamento do mercado, as ações da empresa subiram 10,26% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os papéis da Embraer tiveram a maior queda da Bolsa, com perdas de 8,25%. Antes do anúncio, feito a analistas em São José dos Campos, os papéis já haviam caído com um relatório do banco UBS AG prevendo redução de 18% nas entregas de jatos em 2009 e de 22% em 2010.