Título: Lula: Obama tem que resolver a crise logo
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 08/11/2008, O Mundo, p. 38
Democrata se arrisca a perder todo o capital político, diz presidente
FOZ DO IGUAÇU. Cabe ao presidente eleito dos EUA, Barack Obama, a solução para a crise financeira internacional. E Obama deve agir logo, antes mesmo de tomar posse, embora George W. Bush seja formalmente o presidente até o dia 20 de janeiro. Se não agir depressa, Obama corre o risco de perder todo o capital político acumulado na eleição. As opiniões são do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feitas ontem de manhã na Rodada de Integração Produtiva de Governadores e Prefeitos do Mercosul, em Foz do Iguaçu.
- Quem tem mais responsabilidade para resolver esta crise é o presidente eleito dos EUA, o presidente Obama - disse Lula. - Obviamente ele vai ter que tomar atitudes para resolver, porque esta crise não pode durar muito tempo. Todo o capital político que Obama conquistou ele pode perder se a crise perdurar um ano, um ano e meio, dois anos. Temos que acreditar que o presidente Obama tem que tomar atitudes agora, ainda enquanto não é presidente. Eu diria que até no grupo de transição tem que começar a tomar medidas.
"Tudo começou na América do Sul", afirma Lula
No dia 15 Lula participará, em Washington, de uma reunião de cúpula do G-20 convocada por Bush justamente para buscar soluções para a crise. Lula não escondeu sua satisfação com a vitória de Obama. Segundo ele, a eleição do democrata, é resultado de um processo iniciado na América do Sul.
- Eu sempre tomei o maior cuidado para não dar palpite em nenhuma eleição de nenhum país, mas não me contive e fiz questão de dizer que gostaria que o Obama ganhasse. E veja que tudo isso começou na nossa América do Sul. É só pegar a mudança política que aconteceu no nosso continente para a gente perceber que o Obama é mais um passo disso - disse.