Título: Bush lamenta declarações na luta antiterror
Autor:
Fonte: O Globo, 13/11/2008, O Mundo, p. 30
Presidente dos EUA se arrepende de dizer que queria capturar Bin Laden `vivo ou morto¿
WASHINGTON. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, revelou numa entrevista à rede de TV CNN que se arrepende de algumas coisas que disse durante seu governo. A bordo do Intrepid, um antigo navio de guerra americano, Bush disse na entrevista concedida na terça-feira que se arrependia de declarações como a que queria a captura do terrorista Osama bin Laden vivo ou morto.
¿ Eu lamento ter dito algumas coisas que não deveria. Coisas como ¿vivo ou morto¿, ¿que eles venham¿ (em relação a terroristas). Minha mulher me lembrou que como presidente eu deveria ser mais cuidadoso com o que digo. Eu estava tentando passar uma mensagem ¿ disse Bush à jornalista Heide Collins.
Estar a bordo de um navio lembrou a ele outro fato que disse lamentar: a faixa em que se lia ¿missão cumprida¿ durante a visita ao USS Abraham Lincoln, dois meses depois do início da guerra no Iraque, em maio de 2003 ¿ um conflito que se estende até hoje.
¿ Lamento que aquela faixa estivesse lá. Ela era para os marinheiros no navio, mas acabou sendo de conhecimento público. Para alguns parecia, bem, Bush acha que a guerra do Iraque acabou, quando eu não pensava isso. Passou uma mensagem errada. Então, há muitas coisas que lamento ¿ disse o presidente americano, destacando que tem muitas razões para se orgulhar, citando a coragem e a solidariedade de seu povo.
Essa foi a primeira entrevista do presidente desde a eleição de Barack Obama. Ele conta que antes de receber o presidente eleito na Casa Branca, na segunda-feira, lembrou-se da conversa que teve com seu antecessor, Bill Clinton, e ligou para ele.
¿ Liguei e disse, ¿Bill, vou me reunir com o novo presidente e lembro como você foi gentil comigo. Espero ser tão generoso com o presidente eleito Obama como você foi comigo¿. Foi interessante. Uma das coisas em que ele (Obama) estava interessado, após as discussões políticas, era em suas meninas. Ele queria ver onde as filhas vão dormir. Ele claramente vai trazer um senso de família à Casa Branca.
Bush disse que a perspectiva de deixar o cargo traz sentimentos contraditórios: ao mesmo tempo em que está ansioso para retornar ao Texas, sentirá falta de alguns aspectos da Presidência, e que será como ¿passar de 150 quilômetros por hora para zero, do dia para a noite¿. Entre os planos está provavelmente escrever um livro.
¿ Quero que as pessoas saibam como foi tomar algumas decisões. Como era o momento. Quero que as pessoas saibam a verdade sobre o que é estar sentado no Salão Oval.
oglobo.com.br/mundo