Título: Lula: Jango defendia país mais igualitário
Autor:
Fonte: O Globo, 16/11/2008, O País, p. 11

Tarso lê mensagem do presidente na sessão de concessão de anistia

NATAL. O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem, ao justificar a anistia política ao ex-presidente João Goulart, que ele era um homem de conciliação e composição política. Na sessão em que a anistia foi concedida, Tarso leu uma mensagem do presidente Lula, para quem Jango ¿representa como poucos o ideal de um Brasil mais justo, mais igualitário e mais democrático¿.

¿ O presidente João Goulart foi derrubado pelas suas virtudes e não pelos seus defeitos, e esta anistia, na verdade, é um ato de justiça que o Estado faz. É o reconhecimento do grande brasileiro que ele foi ¿ afirmou o ministro.

Tarso disse que, se a família desejar, o ministério fará um evento especial em Brasília para a entrega oficial da anistia política à viúva de Jango. O neto do ex-presidente, Christopher Goulart, disse que o pedido será feito.

A sessão especial de julgamento dos pedidos de anistia política para o casal Goulart ocorreu no final da XX Conferência Nacional dos Advogados, promovida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil ).