Título: Em 2008, Lula ficou 62 dias fora do Brasil
Autor:
Fonte: O Globo, 11/11/2008, O País, p. 5
Presidente passou por 25 países em 20 viagens ao exterior. No fim do mês, vai à Venezuela.
BRASÍLIA. Neste ano, o presidente Lula passou 62 dias fora do Brasil, em 20 viagens por 25 países. A ida à Itália e aos Estados Unidos - entre anteontem e o próximo sábado - é a 21ª viagem ao exterior no ano. Lula ainda deve ir à Venezuela, em 28 de novembro, quando completará uma média de duas idas ao exterior por mês. Em 2007, ele ficou mais de 500 horas no ar, em viagens nacionais e internacionais: 132 dias fora do Planalto, viajando por 29 países e por 21 dos 26 estados brasileiros.
Em outubro, no roteiro entre Espanha, Índia e Moçambique, conciliou compromissos do grupo Ibas (Índia, Brasil e África do Sul), em Nova Déli, com reuniões separadas com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e com o presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe.
Em setembro, em Nova York, além de participar da abertura da 63ª Assembléia Geral da ONU, teve reuniões com os primeiros-ministros da China, Wen Jiabao, e dos Países Baixos, Jan Peter Balkenende, e com o presidente do Líbano, Michel Suleiman. Paralelamente, houve encontros da União das Nações Sul-Americanas e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Segundo o Planalto, Lula viaja mais do que o antecessor porque a política externa brasileira foi reforçada e o país busca relações com nações que não eram prioritárias. Em 2000 - segundo ano se de seu segundo mandato -, o então presidente Fernando Henrique Cardoso fez 13 viagens internacionais .
Lula também tem uma agenda também extensa no país. Faz, em média, duas viagens nacionais por semana. Na última semana, por exemplo, esteve em Tucuruí, no Pará, onde inaugurou a segunda casa de força da usina hidrelétrica. Depois foi a Foz do Iguaçu (PR) e a São Paulo, para compromissos foram do Mercosul e do G-20.