Título: Tenho certeza de que Dantas será condenado
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 18/11/2008, O País, p. 3
Sob investigação, Protógenes sobe em palanque com políticos do PSOL
Marciele Brum*
PORTO ALEGRE. Afastado do comando da Operação Satiagraha sob suspeita de vazamento e uso ilegal de arapongas da Abin, o delegado Protógenes Queiroz foi recebido pelo PSOL gaúcho com salgadinhos, café e palavras carinhosas, ontem, em Porto Alegre. Ele iniciou uma maratona de protestos contra a corrupção e de palestras em universidades pelo Brasil.
- Estamos embalados por esse grito nacional de resistência. É esse apoio que me mantém de cabeça erguida - disse o delegado.
Ele repetiu pelo menos duas vezes uma frase dando ênfase à palavra bandido. Aparentava indignação.
- Só vou dialogar com a imprensa depois da condenação do bandido disfarçado de investidor chamado Daniel Dantas. Sei quais foram os dados que coletei e tenho certeza de que ele será condenado - desabafou.
Sem dar detalhes, o delegado afirmou que uma crise institucional sem precedentes começou com a Satiagraha. Ele disse não querer falar sobre o caso até a sentença do processo.
Protógenes virou personagem de protestos de categorias conflagradas, como a Polícia Civil e o magistério, na Praça da Matriz. Com a ex-senadora Heloísa Helena, a deputada Luciana Genro e outros dirigentes da sigla, ele posou para fotos num palanque.
O PSOL fez um ato de apoio a Protógenes e ao juiz De Sanctis. Militantes pediram a prisão de Dantas. Luciana disse que, sem a ajuda da Abin, não haveria como prender o banqueiro. Indagado por jornalistas se tem pretensões políticas, Protógenes foi irônico:
- Sou candidato à próxima missão que a PF me der. De preferência, que a investigação tenha grandes organizações criminosas e muitos políticos.
* Da Agência RBS