Título: Assaltos a transeuntes crescem
Autor: Costa, Célia
Fonte: O Globo, 18/11/2008, Rio, p. 11
Número de casos volta a subir, registrando elevação de 6,6%
Os assaltos a transeuntes, que sempre estiveram em patamares altos, voltaram a registrar aumento no Rio: subiram 6,6% em agosto, em comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos oito primeiros meses de 2008, foram 44.820 vítimas, contra 38.240 no mesmo período de 2007, ou seja, houve um crescimento de 17,2% (mais 6.580 vítimas). Para o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, reduzir a incidência desse delito é um grande desafio.
Beltrame diz que os números desse crime devem cair com a reestruturação dos batalhões a partir da criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs). Haverá companhias para atuar em cada RISP, que corresponderá à área da delegacia. Por exemplo, na área do 9º BPM (Rocha Miranda), há quatro delegacias. Serão criadas, portanto, quatro RISPs.
- Será um reforço para a delegacia e um alívio para o batalhão, com uma ação mais regionalizada. Assim, quando detectarmos a mancha de um determinado delito, poderemos cobrar a atuação de cada companhia - disse Beltrame.
Estado registrou aumento de 28,6% no número de latrocínios
Dos índices que cresceram, teve destaque o latrocínio: o número de casos subiu 28,6% em agosto, em comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, foram 146 vítimas, contra 113 no mesmo período de 2007 - um aumento de 29,2%.
Para o coronel José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança, o latrocínio é um crime grave e, como o número de casos é pequeno, pode-se fazer um estudo deles. Segundo o coronel, é preciso detalhar os casos - como saber, por exemplo, a arma usada - para melhor combater o crime.
- Os assaltantes usam armas mais baratas e com menor calibre. Os traficantes usam armamento pesado - explicou José Vicente.
O roubo em coletivos teve uma redução de 12,5% em agosto, em comparação com o mesmo mês de 2007. Já em relação ao mês anterior, foi registrado um aumento de 8,6%. O mesmo ocorreu com o roubo de veículos: houve queda de 7,1% em agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado, mas um aumento de 4% em relação ao mês anterior.
Já no caso do roubo de celular, a situação é inversa. Em agosto, houve aumento de 12% em relação ao mesmo mês do ano passado. Se comparado com o mês anterior, no entanto, a queda foi de 6,4%.
O roubo de carga caiu 34,4% em comparação com agosto de 2007. No acumulado dos oito primeiros meses de 2008, foram 728 casos contra 1.156 no mesmo período de 2007 - uma queda de 370% (menos 428 casos).