Título: Crise leva Petrobras a adiar investimentos
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 19/11/2008, Economia, p. 31
Objetivo da companhia é priorizar extração de óleo leve, que tem maior preço no mercado internacional
Ramona Ordoñez
A Petrobras vai adiar alguns projetos de exploração e produção de petróleo em função da crise financeira mundial e da queda dos preços do petróleo. A informação foi dada ontem pelo gerente-geral de Exploração e Produção da Petrobras, José Jorge de Moraes Júnior, que participou do XII Congresso Brasileiro de Energia (CBE), que está sendo realizado no Rio.
Os projetos que a Petrobras pretende adiar não vão afetar a previsão de produção no próximo ano nem em 2010, mas podem impactar não significativamente a partir de 2012 ou 2013. A companhia espera uma redução nos custos de equipamentos e serviços.
Empresa diz que cortes não afetam produção
O gerente da Petrobras destacou que os projetos de produção de óleo leve, de maior cotação no mercado internacional, serão priorizados.
- É claro que no momento em que o petróleo cai de US$140 o barril para US$60, o grande impacto é na geração interna de caixa da companhia, que é responsável pela manutenção dos projetos de curtíssimo prazo. São nesses projetos que precisamos fazer alguns ajustes. São projetos que não trazem nenhum impacto à curva de produção nem na segurança operacional - explicou Moraes.
O gerente da Petrobras explicou que, entre os projetos que poderão ser adiados, estão alguns de antecipação da produção ou de aumento da produção de óleo pesado, que em casos específicos poderão ser adiados.
- A idéia foi empurrar para a frente o que pode, sem comprometer a curva de produção e a segurança operacional, esperando que se tenha uma estabilização de médio e longo prazo do mercado em termos de comportamento do óleo. Então, teremos uma melhor visão em termos de investimentos futuros - disse ele.
A lista de projetos a serem adiados será divulgada no Plano de Negócios para o período de 2009 a 2013, previsto para o próximo mês. O executivo informou que os projetos de desenvolvimento dos campos no pré-sal na Bacia de Santos não deverão ser afetados porque estão previstos para depois de 2015.
Campo de Tupi será delimitado em 2009
No próximo ano, a Petrobras pretende delimitar as reservas do campo de Tupi, na Bacia de Santos, enquanto desenvolve os trabalhos nos campos de Iara e Júpiter, também na Bacia de Santos, para obter mais informações.
Até o momento, apenas Tupi e Iara têm estimativas de reservas. Em Tupi, a previsão é de explorar reservas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de óleo; já no caso do campo de Iara, de 3 bilhões a 4 bilhões. Além do projeto-piloto de Tupi, que prevê uma produção de 100 mil barris diários de petróleo a partir de 2010, a Petrobras pretende instalar dois outros projetos em outras áreas do pré-sal ainda não definidas pela empresa.