Título: Agricultor terá recursos do BNDES para dívida
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 19/11/2008, Economia, p. 27
BRASÍLIA. O governo decidiu ontem, em reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN), abrir uma linha de R$500 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para agricultores do Centro-Oeste refinanciarem suas dívidas de investimento. Segundo o diretor de programas da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, a medida beneficiará sobretudo os grandes produtores rurais e não vai mexer nos prazos já acertados das dívidas renegociadas recentemente.
A linha manterá os juros fechados antes pelos agricultores, mas terá um acréscimo de 0,25%, uma espécie de penalidade. O prazo de pagamento será de três anos, e as negociações serão feitas pelos bancos repassadores, que recebem o capital do BNDES para esse fim.
O diretor participou da reunião de ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve com presidentes de bancos oficiais: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES. Segundo ele, o governo avalia que as medidas tomadas de ajuda à agricultura, devido à crise internacional, são suficientes para garantir o custeio desta safra.