Título: FH sobre Lula: Não diga bobagem, presidente
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 23/11/2008, O País, p. 9

Em discurso para tucanos, ex-presidente pede que o atual seja "mais conseqüente" e adverte: "O rei está nu".

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez duras críticas ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de "rei nu". Ele aconselhou Lula a parar de "dizer bobagens" e a ser mais conseqüente. No discurso, feito na abertura do 5º Encontro dos Tucanos Eleitos de São Paulo, Fernando Henrique ainda acusou o presidente de trair seus eleitores, ao prometer uma coisa e fazer outra.

- Não precisamos ser agressivos pessoalmente com ninguém. Mas nem por isso precisamos dizer que tudo o que o seu mestre fala está certo, porque não está. Nós temos que dizer: o rei está nu aqui, ali, acolá. Põe a roupa, presidente. Não diga bobagem, presidente. Seja mais conseqüente com a sua história. Não seja tão rápido no julgamento do que os outros fizeram. Perceba que uma nação se faz no decorrer de gerações. Não seja tão pretensioso. Seja um pouquinho mais humilde. É preciso que nós cobremos, mas sem agressividade - disse o ex-presidente, para em seguida defender que o PSDB não faça críticas pessoais ao presidente.

Em outro momento, no mesmo tom, Fernando Henrique disse que o governo Lula e o PT traíram os eleitores:

- O governo atual disse uma coisa para o país e fez outra. Não importa que essa outra tenha sido a seqüência daquilo que nós tínhamos feito anteriormente. Não importa. Do ponto-de-vista de comportamento eles traíram seus eleitores. (...) Não podemos aceitar essa história de que todos os gatos são pardos. Nós não somos gatos pardos. Somos outra coisa. Somos tucanos - disse ele.

O ex-presidente também comparou o PT à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido da ditadura militar, afirmando que nas eleições deste ano os petistas perderam espaço em centros urbanos e foram empurrados para os grotões do país.

Depois, quando saía da sede social do Jóquei Clube de São Paulo, no centro da cidade, onde se reuniram prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do PSDB eleitos este ano, Fernando Henrique, irônico, afirmou que não foi duro com Lula:

- A essa altura da vida só faço discursos amáveis, doces. Mas você acha que o rei tem que estar nu? Não! Quero o rei bem vestido.