Título: Lula quer prefeituras no combate a desmatamento
Autor:
Fonte: O Globo, 22/11/2008, O País, p. 8
Ele anuncia medidas para o meio ambiente, que diz ser questão econômica para o país.
SÃO PAULO. O presidente Lula disse ontem que pretende dar uma "outra dinâmica" à questão ambiental no Brasil. Entre as medidas previstas estão a criação de uma espécie de polícia ambiental e a inclusão das prefeituras no combate ao desmatamento ilegal. A motivação da nova política, porém, não é ecológica, é econômica, afirma:
- Por que precisamos agir com mais rapidez e, eu diria, com mais força? É porque a questão ambiental passa a se tornar uma vantagem comparativa para o mercado. O Brasil quer aumentar as exportações.
O anúncio foi feito durante a cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta a lei sobre a conservação da Mata Atlântica - aprovada há 14 anos. O decreto visa a "assegurar o desenvolvimento sustentável, a salvaguarda da biodiversidade, da saúde humana, dos valores paisagísticos, estéticos e turísticos, do regime hídrico e da estabilidade social da Mata Atlântica". O bioma é a quinta área mais ameaçada e rica em espécies endêmicas do mundo.
Segundo Lula, a primeira medida dessa nova postura será a criação de uma espécie de polícia ambiental federal, para desafogar o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente. Outra iniciativa é incorporar os prefeitos no combate às motosserras:
- Ou envolvemos os prefeitos e os co-responsabilizamos a entenderem que (é preciso) respeitar a legislação vigente e fazer da preservação ambiental uma atividade do prefeito e do poder local, ou a gente vai ficar correndo atrás da fumaça.
oglobo.com.br/pais