Título: Oposição mostra fôlego novo na campanha
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 23/11/2008, O Mundo, p. 33

A até então enfraquecida e desarticulada oposição venezuelana, mesmo que não consiga vitórias em todos os estados e municípios que espera, deve sair das eleições regionais de hoje mais articulada e pronta para crescer no cenário político, segundo alguns de seus principais articuladores. Para o governador do estado de Bolívar, Antonio Rojas Suárez, desde o início do governo Chávez, há dez anos, os partidos de oposição nunca estiveram tão organizados.

¿ Ocorreram momentos difíceis e isso desarticulou a oposição. Mas o que vemos agora é uma volta por cima, mesmo que o processo ainda esteja no início. Esse crescimento (da oposição) na representação política não tem volta e deve se refletir no resultado das urnas. O governo Chávez precisará lidar com essa nova conjuntura ¿ disse o governador, que é candidato à reeleição pelo partido Primeiro Justicia e favorito, segundo as pesquisas.

Já para o cientista político venezuelano Rafael Villa, professor da Universidade de São Paulo, o grande marco do fôlego novo da oposição não são as eleições de hoje mas o referendo constitucional de dezembro do ano passado em que Chávez viu seu projeto de reforma derrotado.

¿ Não há dúvida de que a oposição está de fôlego novo, mas a questão é se está assim porque se articula melhor agora, está mais organizada, ou por causa dos problemas internos do governo Chávez. Os resultados das eleições de hoje nos darão pistas sobre isso ¿ disse ele.