Título: Os morros da cidade estão deslizando
Autor: Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 25/11/2008, O País, p. 3

JOÃO PAULO KLEINÜBING

Desde que foi fundada, em 1850, Blumenau nunca viveu momentos tão difíceis. Os 300 mil habitantes da cidade estão sem água, sem luz, sem transporte coletivo. O comércio não abriu ontem. A Defesa Civil já registrou 13 mortos. "Os morros da cidade estão deslizando", contou o prefeito João Paulo Kleinübing (DEM), por telefone.

Adauri Antunes Barbosa

Como está a situação?

JOÃO PAULO KLEINÜBING: Começando a melhorar. O rio está baixando. O maior problema são os deslizamentos. Tivemos quatro meses de chuva e, nos últimos dias, chuva muito forte. Os morros da cidade estão deslizando como se estivessem derretendo. Alguns bairros estão isolados por causa dos deslizamentos. Os mantimentos são levados de helicóptero. Muita gente não está conseguindo voltar para casa. Mas como choveu muito pouco hoje (ontem), a situação começa a se normalizar. A gente espera que amanhã (hoje) tenha de novo transporte coletivo na cidade, comece a colocar algumas linhas em operação. Estamos priorizando retirar as barreiras para que o trânsito possa fluir.

A cidade está totalmente parada?

KLEINÜBING: O comércio está fechado. Metade da cidade está sem luz, 100% sem água. A situação está muito complicada. A gente precisa retirar as barreiras para poder voltar a circular e regularizar o abastecimento de luz e de água. Não temos a estimativa do prejuízo. Imagino que vamos levar mais ou menos um ano e meio para recuperar tudo isso que foi destruído.