Título: PSDB recorre ao STF
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 25/11/2008, O País, p. 5

Presidente tucano defende governador.

BRASÍLIA. O PSDB entrou ontem com uma primeira ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir que o senador José Maranhão (PMDB-PB) assuma o governo da Paraíba no lugar do tucano Cássio Cunha Lima, cassado na semana passada pelo TSE. O partido defende a realização de nova eleição para a escolha do governador.

Os advogados do PSDB argumentam, na ação impetrada no STF, que José Maranhão, com quem Cunha Lima disputou o segundo turno da eleição em 2006, não obteve a maioria dos votos e, por isso, não tem legitimidade para assumir o cargo de governador. Eles acrescentam ainda que uma eventual posse de Maranhão contraria o artigo 77 da Constituição, que garante vitória em eleição para quem tiver a maioria dos votos. O relator da ação no Supremo será o ministro Celso de Mello.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), anunciou ontem da tribuna do Senado que Cássio Cunha Lima contará com o apoio de seu partido para tentar reaver seu mandato junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). A torcida no Congresso Nacional para que Cunha Lima fique no posto não se restringe à bancada tucana. Os senadores Paulo Paim (PT-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Efraim Morais (DEM-PB) também fizeram questão de manifestar sua solidariedade ao governador cassado durante manifestação de Guerra no plenário.